PUB
A comemoração do 5 de outubro nas Taipas em 1922
Quinta-feira, Outubro 25, 2018

Consultando o Jornal das Taipas, semanário republicano, na sua edição de domingo, 1 de outubro de 1922, encontrámos um artigo intitulado “Comemoração do 5 de outubro”, no qual temos notícia dos festejos comemorativos do 12.º aniversário da implantação da República, nas Caldas das Taipas.

Segundo o mesmo artigo temos conhecimento de que estes festejos seriam promovidos pelo Posto da Guarda Republicana das Taipas. O programa das festividades, inciava-se através de uma Alvorada com uma salva de 21 tiros. Pelas 9 horas, seria hasteada a bandeira nacional com continência por toda a guarnição do posto. Pelas 13 horas, formatura geral e alocução patriótica por um distinto oficial da Guarda Republicana. Às 15 horas, o quartel estaria aberto ao público, encontrando-se “vistosamente ornamentado”.

Ao pôr do sol seria arreada a bandeira nacional com todas as honras militares. À noite seria realizada uma sessão de iluminação e fogo. Durante todo o dia seriam queimados muitos foguetes.

Nesta noticia é referido que, devido a estes festejos, o serviço rural da Guarda Republicana não se realizaria nesse dia e o recolher da mesma seria às 24 horas. No final do artigo, o jornalista do Jornal das Taipas, afirmava:  Registamos com o maior prazer este patriotico gesto dos soldados do posto da Guarda Republicana das Taipas que assim nos dão um belo exemplo de amor á República”.