PUB
Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga
Quarta-feira, Agosto 7, 2019

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi criada a 2 de abril de 2019. Sucede à Autoridade Nacional de Proteção Civil, criada em 2007, que, por sua vez, veio substituir o Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil o qual resultou da fusão do Serviço Nacional de Proteção Civil, Serviço Nacional de Bombeiros e Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais.

A ANEPC, sob a tutela do Ministério da Administração Interna, prossegue, de acordo com o Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril​, atribuições no âmbito do planeamento civil de emergência, da previsão e gestão de riscos e planeamento de emergência de proteção civil, da atividade de proteção e socorro, dos recursos de proteção civil e no âmbito da atuação dos bombeiros.​

É neste enquadramento legal que a ANEPC vai atuando no terreno através dos seus comandos distritais de operações de socorro.

No caso de Braga, o Comando Operacional do seu CDOS é, desde janeiro de 2017, chefiado por Hermenegildo Abreu.

Nascido a 26 de abril de 1970, Hermenegildo Abreu é licenciado em Segurança Comunitária (Proteção Civil), no Instituto de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) em Aveiro. Como é do conhecimento público, entre 2001 e 2009, desempenhou funções de Adjunto de Comando no Corpo de Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas e, a partir de 2009 até ao assumir das novas funções, desempenhou funções de seu Comandante.

Para um melhor conhecimento do funcionamento do dia a dia deste CDOS, o Reflexo esteve no terreno e foi acompanhando Hermenegildo Abreu no desenvolvimento das suas tarefas.