PUB
Coligação Juntos por Guimarães retira proposta “Desporto para Todos” para ser trabalhada com o vereador do Desporto
Coligação Juntos por Guimarães retira proposta “Desporto para Todos” para ser trabalhada com o vereador do Desporto
Quinta-feira, Julho 19, 2018

A sugestão da retirada da proposta apresentada na reunião de Câmara foi feita pelo próprio presidente da autarquia vimaranense. Os vereadores eleitos pela coligação Juntos por Guimarães aceitaram a sugestão.

Coube a Ricardo Araújo apresentar a nova proposta, após o chumbo por parte da maioria socialista da proposta “Desporto para Todos”, apresentada em 21 de junho.

Na reunião do dia 19 de julho, o vereador do PSD apresentou a proposta original desdobrada em três, no sentido, como referiu, “de ter mais possibilidades de ser aprovada, pois juntava algumas sugestões apresentadas na reunião de Câmara de 21 de junho”.

Recorde-se que a coligação JpG defende que o município assuma os custos da inscrição federativa de todos os atletas de formação, do seguro desportivo e dos exames médico-desportivos.

Na discussão, Domingos Bragança lançou o desafio de serem retiradas essas três propostas para que sejam discutidas e trabalhadas com o vereador do Desporto, Ricardo Costa, e caso se chegue a um consenso, possam regressar à discussão da reunião do executivo.

A coligação JpG aceitou a sugestão do presidente da Câmara e retirou as três propostas, não as sujeitando à votação.

Já no final da reunião de Câmara, o vereador social-democrata referiu que as motivações que o moveu são servir o desporto e quem o pratica e, como tal, foi dado mais um passo para que a “proposta seja efetivamente aprovada, independentemente dos subscritores da mesma e, caso seja consensual, melhor”.

Ricardo Araújo considera que existem muitos pontos comuns na questão do apoio ao desporto e, por isso, espera uma reunião em que no final seja aprovada uma proposta de “Desporto para Todos” que vise fomentar e promover o desporto em Guimarães, até porque, como finalizou, “a Coligação irá de espírito aberto para essa reunião”.

Por sua vez, Ricardo Costa, vereador responsável pela área desportiva concelhia, começou por referir que na sessão camarária se deu “um sinal de maturidade política”. Recordou os passos dados com a proposta em causa, afirmando que não se revia na proposta inicial da coligação JpG. Destacou que a Câmara já atribui três vezes mais apoios do que o pagamento das simples inscrições, “Só na formação demos apoios de 370 mil euros”, adiantou o vereador socialista que se mostrou disponível para trabalhar numa proposta conjunta, que possa unir e melhorar o desporto em Guimarães.