Cidade de Braga terá a segunda sala com maior capacidade do país
Cidade de Braga terá a segunda sala com maior capacidade do país
© Direitos Reservados
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2018

Quase a completar quatro décadas de existência o Parque de Exposições de Braga, com nova designação, prepara-se para se reposicionar no circuito dos equipamentos internacionais para receber feiras e congressos. Inauguração está marcada para 27 de abril.

O antigo Parque de Exposições de Braga está a beneficiar de uma profunda intervenção e prepara-se para ressurgir com um novo nome e novas ambições. Para já, uma nave com capacidade para 12 mil pessoas colocará este equipamento no segundo lugar das salas de grandes dimensões do país.

A afirmação da capacidade deste pavilhão é aliás essa uma das bandeiras de promoção deste renovado espaço. Carlos Oliveira, administrador da InvestMinho, entidade municipal gestora do espaço, é perentório ao referir-se ao Forum Braga como a maior sala de espetáculos do norte e uma das maiores do país.

Mas o futuro Fórum Braga será mais do que isso. O equipamento estará dotado de uma auditório com quase 1500 lugares, que será igualmente dos maiores anfiteatros a norte; e ainda de uma centro de congressos. O novo Forum Braga deverá reabrir em pleno no próximo mês de abril, após um investimento que ascende aos oito milhões de euros.

Tanto o responsável pela InvestBraga, como pela autarquia bracarense, Ricardo Rio, existe uma ambição assumida em colocar a cidade de Braga na rota das grandes feiras e congressos internacionais, com um raio de influência a toda a região norte de Portugal e à espanhola Galiza.

Além do auditório, irá manter-se o espaço exterior, com capacidade para 300 stands e ainda uma galeria para exposições, que deverá albergar peças de arte contemporânea. Ao Expresso, Carlos Oliveira descreveu esta galeria como “a cereja no topo do bolo”.

A data apontada para a inauguração do novo Forum Braga é 27 de abril. Esta data será coincidente com o início do Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, um evento integrado no programa da Cidade Europeia do Desporto. Seguir-se-á um clássico mais antigo que o PEB e que continuará – a feira setorial AGRO, na sua 51.ª edição.