PUB
Cidade de Braga recebe fórum internacional de “cidades inteligentes”
Cidade de Braga recebe fórum internacional de “cidades inteligentes”
© Direitos Reservados
Terça-feira, Abril 18, 2017

Ao longo de três dias representantes de autarquias e líderes empresariais estarão reunidos em Braga para partilhar experiências e debater as tendências das cidades do futuro.

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Braga recebe a partir de hoje especialistas vindo de todo o mundo para debater e partilhar ideias e projetos que fomentem os processos de transformação das cidades do futuro.

O conceito de cidades inteligentes (o termo em inglês “smart cities” é mais comum nestes contextos) interligam temas das cidades contemporâneas tendo em conta a sua sustentabilidade no futuro, agregando interesses de disciplinas como o ambiente, a mobilidade e modelos de governança eficientes.

Durante os três dias em que decorre o encontro – de 18 a 20 de abril, são esperados especialistas provenientes de todo o mundo, desde líderes de opinião, decisores e investigadores. A terceira edição do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS) decorre no Museu D. Diogo de Sousa.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes irá presidir a uma sessão solene, marcada para o segundo dia do encontro, quarta-feira 19. Também é esperado o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, para a sessão de encerramento. Na sessão de abertura do encontro esteve João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.

Entre os vários autarcas que estão programados para os painéis que fazem parte do programa do FICIS, Domingos Bragança, irá estar juntamente com os presidente de câmara de Esposende e de Vila Nova de Famalicão, no painel Smart City Lab. O programa completo do encontro pode ser consultado neste link.

Sob o lema “Fazer Cidade – Placemaking”, o FICIS 2017, onde se espera a presença de 2500 pessoas ao longo dos 3 dias da iniciativa, vai concentrar debates com temas como a sustentabilidade e inovação urbana, a inteligência nas cidades, mobilidade, sáude, energia, economia e governança em destaque.

Os paineis de oradores vão contar com o contributo de responsáveis da COTEC, Portugal Telecom, Uber, IBM, Delloite, TUB (Transportes Urbanos de Braga), CaetanoBus, Siemens e EDP Distribuição, estando também assegurada a presença de responsáveis internacionais do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), da Schneider Electric e da Philips.