Cidadanias debate a “Minha escola…”, a 3 de junho
Cidadanias debate a “Minha escola…”, a 3 de junho
Quinta-feira, Junho 1, 2017

O “Cidadanias” junta especialistas da educação para debater, na sua 6.ª edição, a ideia de Escola na atualidade e que se pretende em termos de futuro.

Amadeu Faria, do Núcleo de Estudos 25 de Abril, justifica esta temática precisamente pelas alterações que se preparam na educação: “A escolha deste tema foi motivada pelo facto de se estarem a preparar mudanças significativas na educação, para os próximos 30 anos, como, por exemplo, Sampaio da Nóvoa vem referindo. Essas mudanças têm a ver com alterações de paradigma educativo, caso do tipo de alunos que frequentam as escolas, quais as competências/aprendizagens exigidas e o tipo de salas que as escolas devem oferecer em termos do futuro.

Assim, no próximo dia 3 de junho, pelas 9h30min, na Escola Secundária de Caldas das Taipas, Santana Castilho, Alexandra Leitão e José Ribeiro e Castro apresentarão a sua visão da Escola do presente e do futuro. Amadeu Faria refere que estes oradores são especialistas nesta área: “Todos têm uma presença efetiva nas grandes questões da educação: estamos perante um ex. subsecretário de estado dos Assuntos Pedagógicos e, mais tarde, subsecretário de estado adjunto do Ministro, a atual secretária de estado da educação e um antigo presidente da comissão parlamentar da educação, qualquer um deles, com posturas, ideias e personalidades distintas, trazendo riqueza ao debate”.

Com o “Cidadanias”, como já é hábito, a organização pretende promover a discussão dos grandes temas da atualidade e centrais de uma sociedade democrática, tendo como pano de fundo a divulgação e o desenvolvimento dos valores de Abril, traduzidos na divulgação dos ideais de uma sociedade democrática – Liberdade, Igualdade, Solidariedade, Tolerância.