PUB
Ciclo EGO: Baterista de peixe:avião no centro histórico de Guimarães
Ciclo EGO: Baterista de peixe:avião no centro histórico de Guimarães
© Direitos Reservados
Sábado, Dezembro 16, 2017

Conhecido do público atento à música que se faz em Portugal como baterista de peixe : avião ou Dear Telephone, Pedro Oliveira é o próximo convidado do ciclo EGO, promovido para Capivara Azul – Associação Cultural. Numa performance marcada este sábado, 16, o músico vai apresentar ao vivo o seu projecto experimental Krake, no auditório do Centro Pastoral D. António Bento Martins Júnior (Oliveira).

A sua mais recente criação, KRAKE T_XT_R_L, junta o imaginário sombrio da música de Krake com as intrigantes texturas da artista plástica Joana Patrão, transformadas em cenografia do espetáculo pela designer de moda Carla Pontes. O espetáculo foi estreado no passado mês de Setembro, no Gnration, em Braga, no âmbito do programa O Ócio Ocupa.

Sob o alter-ego de Krake, Pedro Oliveira recolhe inspiração na mitologia nórdica para se aventurar a solo num projecto que, partindo da percussão, explora uma linguagem experimental e electrónica. Expandindo os seus tentáculos para além da bateria preparada, as sonoridades vão crescendo em camadas, criando um ambiente obscuro e cinematográfico.

Pedro Oliveira dedica-se à bateria desde 1995 e integrou projectos já extintos como Kafka, Submarine e Green Machine. Há dez anos foi um dos fundadores de peixe : avião. Integra também bandas como Dear Telephone e OZO e toca frequentemente com Old Jerusalem e Osso Vaidoso. Em 2010, fundou a editora e colectivo de artistas PAD / Easy Pieces.

O baterista é também um dos elementos de MODS Collective, que se apresentou pela primeira vez ao público em Maio deste ano, que tem na música improvisada e no cinema as suas premissas.

MODS Collective é um projecto produzido também pela Capivara Azul – Associação Cultural e integrou, em Setembro, a programação oficial da Noite Branca de Braga, no âmbito do seu concurso artístico. No próximo ano faz a sua estreia internacional com o projecto MODS Collective Meet Cecil Satariano para a Valletta 2018 – Capital Europeia da Cultura, em Malta.

A performance de Krake integrada no ciclo EGO acontece a 16 de Dezembro, no auditório do Centro Pastoral D. António Bento Martins Júnior, pertencente à paróquia da Oliveira, e situado na rua de Santa Maria, em pleno centro histórico da cidade. A Capivara Azul – Associação Cultural pretende assim abrir à cidade mais um espaço de programação, que pela sua localização. Os bilhetes para o espetáculo custam 3 euros e podem ser adquiridos no próprio local.

O ciclo de programação na área da música EGO foi inaugurado, neste mês de Novembro, pela Capivara Azul – Associação Cultural, com um concerto duplo que juntou as norte-americanas Leggy e os bascos Albert Cavalier em palco. O espetáculo atraiu 150 pessoas ao Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura, no passado dia 11 de Novembro.

A intenção do ciclo EGO é trazer a Guimarães projectos musicais que venham tocar pela primeira vez na cidade, com especial atenção ao território do rock alternativo, numa programação que já tem a garantia de que se tornará regular ao longo do próximo ano fruto de um apoio da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do regulamento de apoio às actividades culturais, recreativas e humanitárias de Guimarães.

Artigos Relacionados