PUB
CIAJG promove a sétima edição dos Encontros para Além da História
CIAJG promove a sétima edição dos Encontros para Além da História
© Direitos Reservados
Quinta-feira, Janeiro 10, 2019

Durante o fim de semana o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) recebe a sétima edição dos Encontros para Além da História, com o mote provocador de “É preciso incendiar todos os museus!”.

Os Encontros para Além da História propõem pensar o devir do museu enquanto repositório de memória futura, tema sugerido pelo grande incêndio que destruiu totalmente o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro.

O programa da presente edição aborda várias expressões artísticas ao longo dos dois dias. O evento terá, pela primeira vez, uma versão dedicada às famílias, no domingo 13.

O fim de semana dos Encontros para Além da História coincide com os Dias Abertos no Museu, uma oportunidade para visitas gratuitas às atuais exposições do CIAJG. Até ao dia 10 de fevereiro é possível (re)visitar as exposições Desenho sem fim (Rui Chafes), Constelação Cutileiro e José de Guimarães / Da dobra e do corte.

Os Encontros para Além da História procuram alternativas de formatos como a conferência ou a exposição, para que destes encontros tenham resultados diferentes dos habituais, a partir do uso da partilha, da escuta e da reflexão como ferramentas de trabalho.

Pelos Encontros para Além da História passarão vários artistas plásticos como como Aglaia Konrad (projeção), António Fontinha (performance/narração), Eglantina Monteiro (leitura), Hugo Canoilas (performance), João Nisa (projeção), João Pedro Vaz (voz-off), João Sousa Cardoso (leitura), SKREI (instalação).