Centenário do nascimento de Hélder Rocha será assinalado em forma de homenagem
Quinta-feira, Novembro 17, 2016

Hélder Rocha é apontado como uma das figuras mais marcantes da sociedade vimaranense do último século. Falecido em 2005, completaria no próximo sábado o seu centenário.

Hélder Rocha será homenageado por um grupo de cidadãos vimaranenses, no sábado, 19 de Novembro, numa altura em que se cumprem cem anos da data de nascimento desta importante figura da sociedade e cultura de Guimarães.

Um grupo de instituições vimaranenses e individualidades tomaram a iniciativa de assinalar a data que realça a memória de Hélder Rocha, que foi um actor relevante em vários domínios do quotidiano da cidade-berço.

Fez parte da Direcção do Vitória Sport Clube, de que foi presidente, ou nas celebrações nicolinas, no papel de Nicolino-Mor, título atribuído pela Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães.

Hélder Rocha destacou-se também como jornalista tendo passado pelo Notícias de Guimarães e foi um dos fundadores do Povo de Guimarães – ambos os títulos já extintos.

O programa da homenagem terá lugar na Sociedade Martins Sarmento a partir das 17 horas e incluirá uma exposição que documenta a vida e a memória de Hélder Rocha. Na sessão evocativa espera-se a intervenção de diversas personalidades.

Na mesma altura será feita a apresentação do livro “Manual do Pequeno Nicolino”, que lhe é dedicado, e serão recitados alguns pregões nicolinos, que foram originalmente declamados por Hélder Rocha.