CDU questiona Vitrus sobre resíduos não recolhidos onde diz não haver contentores
CDU questiona Vitrus sobre resíduos não recolhidos onde diz não haver contentores
© Direitos Reservados
Terça-feira, Maio 15, 2018

Segundo a CDU de Guimarães, a população das freguesias mais afastadas do centro da cidade estão a receber avisos por parte da Vitrus advertindo para a colocação dos sacos de lixos nos contentores. A Vitrus considera que contentores são suficientes.

Face à distribuição de um aviso colocado nas caixas de correio, por parte da Vitrus Ambiente, a CDU veio a público pedir esclarecimentos sobre o que considera ser uma ameaça aos munícipes, por parte da empresa municipal.

Aquela comunicação, da responsabilidade da Vitrus Ambiente, apontava para a necessidade de colocação dos sacos do lixo nos contentores, sob pena de a empresa não efetuar a sua recolha da via pública.

A CDU pede que a Vitrus esclareça o que fará aos sacos de lixo que são colocados em locais públicos, sem que haja nas imediações contentores para a devida colocação dos resíduos sólidos urbanos. A este respeito, a CDU diz ter feito denúncias em assembleias de freguesia e na Assembleia Municipal sobre a falta de contentores em várias ruas do concelho.

Contactada a Vitrus Ambiente sobre esta matéria, a empresa municipal esclarece que foi efetuado um trabalho de levantamento e identificação dos “locais estratégicos” onde deveriam ser colocados contentores para Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), com vista à melhoria das “condições de salubridade das zonas em questão”.

A Vitrus Ambiebte, que assumiu totalmente a recolha de resíduos indiferenciados em dez freguesias do concelho de Guimarães, considera que “todas as freguesias têm um número de contentores considerado necessário”, acrescentando ainda que, caso se entenda como justificado, será ponderado o reforço de contentores.