PUB
CDU de Guimarães apresentou propostas para o plano e orçamento municipal
CDU de Guimarães apresentou propostas para o plano e orçamento municipal
© Direitos Reservados
Segunda-feira, Outubro 22, 2018

Foram quatro as áreas em que a coordenação da CDU de Guimarães apresentou propostas para a elaboração do plano e do orçamento municipal para o ano de 2019. A coligação apresentou propostas no âmbito da mobilidade, ambiente, habitação e economia.

Na área dos transportes e da mobilidade a CDU defende que a concessão dos Transportes Urbanos de Guimarães (TUG) seja revertida, de forma a que o município tenha total controlo sobre a oferta dos transportes públicos no concelho.

Nesse sentido, a CDU defende a cobertura de todo o concelho pelos TUG, sendo que esta oferta deverá ser integrada com diferentes modos de transporte e deverá ser articulada com os transportes inter-municipais. O ordenamento do estacionamento automóvel deverá ser feito em função da rede de transportes.

As propostas que serão levadas ao atual executivo municipal foram apresentadas por Mariana Silva que, ainda no domínio da mobilidade e transportes, defendeu a ligação ferroviária entre Guimarães e Braga, assunto que já tinha sido motivo de intervenções da CDU, em Guimarães.

Também o ambiente faz parte do conjunto de propostas da CDU para o próximo ano na gestão municipal. À cabeça, a coligação PCP e PEV defendem a despoluição do Rio Ave como mote central para a política de ambiente no concelho. No entender da CDU de Guimarães deverá ser exigido junto da administração central o cumprimento das responsabilidades em termos de investimentos e fiscalização.

A CDU propõe ainda, na área da habitação, a adoção de uma política de licenciamento urbanístico que privilegie a defesa do direito à habitação. Mariana Silva defendeu o investimento na promoção pública da habitação e o relançamento de programas de construção ou reabilitação para habitação a preços acessíveis.

Em política de economia, a CDU sustentou a necessidade de revisão dos impostos e taxas municipais, assim como a criação de um gabinete municipal para apoio aos empresários, que tenha como competência a análise de novos projetos para o concelho.

A aposta renovada no turismo, com a promoção da imagem de Guimarães, a valorização do papel da cultura e das artes fazem ainda parte do conjunto de propostas para o orçamento municipal, que a CDU fará chegar ao executivo de Domingos Bragança.