PUB
CART defende retoma dos apoios da Junta de Freguesia de Caldelas
CART defende retoma dos apoios da Junta de Freguesia de Caldelas
Paulo Dumas
Terça-feira, Dezembro 11, 2018

Foi a segunda vez que o executivo da Junta de Freguesia de Caldelas saiu da sua sede, para reunir com uma das instituições da vila. A reunião descentralizada realizou-se ao início da tarde de sábado, 8 de dezembro, nas instalações do CART.

A sala de conferências do CART recebeu a reunião da Junta de Freguesia de Caldelas, para a “reunião descentralizada” do executivo autárquico taipense. O anfitrião António Lima Pereira, presidente da Direção da coletividade, foi o primeiro interveniente e não deixou de referir as principais preocupações desta associação desportiva.

O clube viu reduzido o apoio financeiro na época de 2017/2018, numa fatia que corresponde a cerca de 10% do seu orçamento. Lima Pereira explicou que a Câmara Municipal de Guimarães reduziu o habitual apoio em 2500 euros e que a Junta de Freguesia não chegou a fazer qualquer transferência para aquela coletividade.

Luís Soares, antes de entrar na ordem de trabalhos da reunião, fez saber que a Junta de Freguesia teve necessidade de redistribuir a verba global da freguesia para as associações, uma vez que havia entidades que não haviam recebido qualquer apoio da freguesia. Segundo o presidente do executivo, houve em 2018 mais associações a receber apoio da Junta, tendo o valor total nesta rubrica sido reforçado.

O presidente da Junta garantiu ainda que a autarquia considera o trabalho de todas as associações, acrescentando que nunca conseguirá retribuir na justa medida o trabalho que é desenvolvido pelas associações. Os apoios serão feitos equitativamente e terão em conta a dimensão dos clubes, nomeadamente em função do número de atletas, reforçou Luís Soares.

Durante a reunião do executivo, foi colocada sob apreciação a atividade da Junta nos últimos meses de 2018 e foi aprovado por unanimidade o plano para o próximo ano. Estes documentos foram aprovados por unanimidade e deverão subir à Assembleia de Freguesia (resumo da reunião pode ser lido aqui).