PUB
Canil/gatil de Guimarães vai esterilizar 100 animais por mês
Canil/gatil de Guimarães vai esterilizar 100 animais por mês
Sábado, Fevereiro 24, 2018

Esterilizar 100 animais por mês, de forma gratuita, é o objetivo do Centro de Recolha Oficial – Canil/Gatil – de Guimarães que esta semana inaugurou uma sala para cirurgias. Para já, os animais que estão naquele centro, os cães e gatos já adotados e a intervenção em duas colónias do concelho são a prioridade.

Guida Brito, responsável veterinária do CRO de Guimarães, frisou que esta é uma medida importante, sobretudo no apoio ao controlo das populações de gatos. As esterilizações são gratuitas – as pessoas que adotaram animais no CRO devem levar a ficha de adoção – mas para já não abrangem todo o concelho. Será feito um trabalho junto das freguesias para identificar colónias mais problemáticas onde seja importante intervir. “Um passo de cada vez”, antecipou aquela responsável.

A duplicação da área do CRO está em projeto e deverá 200 mil euros para acolher mais animais, que poderão vir também de outros concelhos: “Há inclusive municípios que nos solicitam aqui apoio, de modo que pode surgir no âmbito da CIM Ave um projeto que possa ser partilhado”, disse o presidente.

Para breve deverá estar ainda a cooperação entre o CRO de Guimarães e a delegação vimaranense da Sociedade Protetora dos Animais, nomeadamente no que concerne ao voluntariado.