Cândido Capela Dias avança para concorrer à renovação do mandato da CDU
Cândido Capela Dias avança para concorrer à renovação do mandato da CDU
Terça-feira, Maio 9, 2017

O atual representante da CDU na Assembleia de Freguesia de Caldelas irá candidatar-se a um novo mandato. Esta será a quinta eleição à qual Cândido Capela Dias se candidata como cabeça de lista pela CDU.

Cândido Capela Dias irá apresentar-se à eleições autárquicas de 1 de Outubro, para tentar renovar o seu mandato pela CDU, na Assembleia de Freguesia de Caldelas.

Desde as eleições de Dezembro de 2001 que Cândido Capela Dias tem sido o representante da coligação entre PCP e PEV. Tirando o mandato de 2009-2013, em que Constantino Veiga governou a autarquia em maioria, e em que a CDU não conseguiu eleger nenhum representante, tem cabido ao representante da CDU exercer o mandato pela a coligação na Assembleia de Freguesia.

No entanto, no presente ciclo autárquico de 2013-2017, Cândido Capelas Dias esteve ausente durante parte significativa do seu mandato, tendo sido substituído por Gildásio Ferreira – número dois da lista apresentada em 2013.

Cândido Capela Dias foi ainda deputado do PCP na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, durante a VIII legislatura, no governo de entre 1999 e 2002.

Em nota distribuída às redações lê-se que o candidato iniciou a sua militância no período conturbado da ditadura, tendo assumido as mais diversas tarefas no PCP e no Ministério do Trabalho, no período do ministro Costa Martins. A sua ligação a Guimarães e às Taipas “foi sempre uma prioridade”, tendo sido eleito vereador na Câmara Municipal de Guimarães, foi ainda membro da Assembleia Municipal e da Assembleia de Freguesia de Caldelas.

Para breve, será feito o anúncioanunciada da constituição da lista, assim como o programa eleitoral – “uma lista de pessoas da terra, com ideias e propostas, e que com trabalho, honestidade e competência se colocam ao serviço da causa pública”, lê-se no comunicado.