PUB
Campanha Pró Comunidade do ITC
Quinta-feira, Março 16, 2017

A Campanha Pró Comunidade do Interact Club de Caldas das Taipas, recentemente criado (setembro 2016), fornece o tema para este texto e pede informações.

O Rotary é uma ONG de caráter internacional que tem como objetivo lutar pela paz e bem-estar do mundo, trabalhando em várias frentes: paz e prevenção / resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento económico e comunitário. Dois outros fatores são importantes: o companheirismo entre os seus membros (onde todos ajudam nada custa) e o facto de Rotary ser uma escola de líderes. A roda dentada assim o exige e, todos os anos, o presidente e o conselho diretor mudam.

Rotary é um movimento de profissionais que se destacam na sua área e entram para o Rotary por convite. É o único “fator elitista” que nos define, pois quem gosta de dizer que somos uma elite desconhece por completo a ONG, pois trabalhar pro bono e em regime de voluntariado não é para todos, é só para uma pequena parte da população, essa tal elite de seres que, após um dia de trabalho, ainda arranja energias para se reunir e ver o que pode fazer pela comunidade em que o clube está inserido e pela comunidade internacional, principalmente por aqueles países e povos que estão francamente piores do que nós.

Aliás, se não fosse a corrupção e os (des)governos sucessivos que ultimamente têm estado a gerir o nosso destino, esta democracia de mais de 40 anos (tão intensamente vivida pela minha geração!) estaria muito melhor e não teria esta incomensurável dívida externa nem culpabilizaria quem nada fez para colocar o país nesta situação – o povo português, nomeadamente algumas classes como a dos professores – bode expiatório por excelência.

No ano transato, foi criado o Rotaract Club de Caldas das Taipas (jovens dos 18 aos 30) que fez uma entrada fulgurante no mundo rotário e está bem presente na comunidade. Tudo foi noticiado e só finge ignorar o que leu quem não quer valorizar o trabalho feito.

Este ano, foi criado o Interact (jovens dos 12 aos 18) que, eivados do espírito solidário e de voluntariado que caracteriza a família rotária, lançaram a Tômbola Pró Comunidade. Venderam rifas e, felizmente, o espírito solidário caracteriza a maior parte da população, porque nos dá forças para continuar quando se ouve dizer uma aberração do género “Não compro porque os rotários são uma elite”. Desculpa de mau pagador!

Ser caridoso no Natal é um hábito, quanto mais não seja para se apaziguar a consciência, pelo pouco que se fez em prol do vizinho. Felizmente, os nossos patrocinadores têm sido fantásticos e aderiram em peso. A tômbola não está a arrecadar nada, está a pedir vales/ vouchers e a Taipas Termal, as lojas comerciais, as farmácias, os restaurantes, os laboratórios de análises, as cutelarias, os cafés e salões de chá, as cabeleireiras e salões de estética, as lojas de informática e de telemóveis, os hipermercados… forneceram-nos em grande número para que a maior parte das rifas sejam premiadas. Uma atividade inicial do Interact que mexeu com a vila e que vai cumprir os objetivos: divulgar o comércio e indústria locais e divulgar os valores de Rotary. Como? Adquirindo mais uma cadeira para o Banco de Cadeiras de Rodas (disponíveis nos BVT com os quais temos protocolo), comprando um nebulizador para o Banco de Nebulizadores que o Rotaract inicia este ano (protocolo a estabelecer com o Centro de Saúde de Caldas das Taipas), visitando idosos e levando ofertas de juventude e “docinhas”, visitando a Casa da Criança em Guimarães, vestindo uma criança carenciada e dando-lhe doces e um peluche, fazendo uns cabazes de Páscoa…

Se quer realmente saber o que é o movimento rotário, visite-nos ou navegue na Internet e veja o que se vai fazendo pelo mundo. No nosso caso, o Rotary Club de Caldas das Taipas divulga as atividades na imprensa local (Reflexo papel e digital) e na regional (Comércio de Guimarães) para além das Redes Sociais – o Facebook dos 3 clubes, o site de Rotary International…

E assim somos uma elite de jovens e menos jovens dedicada ao voluntariado com vontade de se doar aos outros, dando de si antes de pensar em si, o nosso lema rotário. O lema do ano é “Rotary ao serviço da comunidade”.

Venha visitar o Rotary Club e depois faça uma avaliação coerente: reunimos todas as 3ª feiras, na sede, no Lugar da Botica, pelas 21.30h. Ficamos a aguardar.