Câmara vai apoiar individualmente atletas de alto desempenho
Câmara vai apoiar individualmente atletas de alto desempenho
Direitos Reservados
Domingo, Maio 14, 2017

Foi aprovada por unanimidade o regulamento que atribui apoios municipais a atletas de forma individual. O vereador da área do Desporto, Amadeu Portilha, explicou que este financiamento irá ser entregue às associações desportivas que tenham atletas resultados individuais de excelência em modalidades olímpicas.

Para aquele responsável, esta poderá ser uma forma de fixar atletas vimaranenses no concelho. “Com este apoio, possivelmente, teria sido possível manter atletas como o Rui Bragança e Dulce Félix em Guimarães”, pontua o vereador, lamentando que “por falta de condições próprias ou do clube” estes atletas não consigam” desenvolver as suas carreiras”,

Trata-se também de uma forma de reforçar o tecido associativo vimaranense, no sentido em que “há um quadro de potencial com atletas já com um desempenho desportivo muito relevante”, que se não forem ajudados podem “perder-se ou sair de Guimarães”.

Apesar do apoio que a Câmara presta com a Gala do Desporto, na mesma só podem ser atribuídas duas bolsas. “Esta proposta abre o leque a que todos, através do seu desempenho, possam ter condições para serem apoiados, através do seu clube, mas com verbas da Câmara”, potenciando o seu “desenvolvimento desportivo”.

O vereador responsável pela pasta recordou que, durante o último mandato, investiu cerca de 20.5 milhões de euros na área desportiva, nomeadamente, no “apoio à formação dos clubes, apoios à requalificação de instalações desportivas dos clubes, apoio a grandes eventos desportivos nacionais e internacionais e grandes obras – como a instalação de relvados sintéticos, a construção da ecovia e a academia de ginástica.