PUB
Câmara Municipal tem acompanhado a evolução do Covid-19
Câmara Municipal tem acompanhado a evolução do Covid-19
Segunda-feira, Março 9, 2020

A Câmara Municipal de Guimarães está atenta ao desenvolvimento e à evolução em volta da expansão da epidemia Covid-19, estando articulada com as entidades competentes para poder agir da melhor forma. Foi esta a garantida deixada pela vereadora Sofia Ferreira à margem da reunião de câmara desta segunda-feira.

“Desde que esta situação foi despoletada o município tem vindo a acompanhar toda a evolução juntamente com a autoridade local de saúde pública. No seguimento das normas e orientações da Direção Geral de Saúde o município elaborou o seu plano de contingência por forma a identificar todos os procedimentos do que se deve fazer numa perspetiva de salvaguarda do funcionamento dos serviços municipais, é um trabalho que está feito. Temos estado a acompanhar também juntamente com as autoridades de Proteção Civil, e vamos mediante a evolução da situação adotando as medidas que entendemos se adequem no enquadramento legal e no contexto da orientação das entidades competentes”, referiu.

A vereadora informou que o plano de contingência do município vai para além da prevenção. “O plano de contingência, para além da questão da prevenção, vai também no sentido de indicar as atuações e os níveis de resposta que devem ser dados conformo o processo for evoluindo”, frisou, acrescentando que a população tem também de fazer a sua parte.

“Temos de acompanhar e trabalhar de forma muito responsável com todo o rigor que a situação assim obriga, procurando transmitir confiança à população de que as autoridades responsáveis estão a fazer o seu trabalho. Da parte de cada um de nós, enquanto cidadãos, temos obrigação de adotar comportamentos responsáveis na medida em que é fundamental”, disse.