PUB
Câmara Municipal limpou mais de 100 hectares em faixas de gestão de combustível
Câmara Municipal limpou mais de 100 hectares em faixas de gestão de combustível
Sociedade Martins Sarmento
Segunda-feira, Maio 25, 2020

A Câmara Municipal de Guimarães já procedeu à limpeza de mais de uma centena de hectares de terreno nas faixas de gestão de combustível, de modo a prevenir incêndios rurais.

Este trabalho de limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível é obrigatória, tratando-se de um reforço das medidas de defesa da floresta contra incêndios, por forma a garantir a segurança e defesa de pessoas e bens, anuncia o município, que recorda que até 31 de maio, os proprietários de terrenos em espaços rurais devem proceder à limpeza e manutenção das faixas de gestão.

Em média, a Câmara Municipal de Guimarães faz a limpeza de 250hectares de terreno por ano, sendo que este ano tem dado especial atenção a freguesias decretadas pela Administração Interna e Ambiente e Ação Climática como prioritárias. São os casos da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia, Longos, Gonça e União de Freguesias Oleiros, Figueiredo e Leitões.

De acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI),o município identificou a necessidade de intervir na zona envolvente à capela de Nossa Senhora da Saúde, em Sande São Clemente.

O não cumprimento das ações de limpeza nos prazos afixados constituem contraordenações puníveis com coimas de 280 a 10 mil euros no caso de pessoas singulares e de 1600 a 120 mil euros, no caso de pessoas coletivas.