Câmara Municipal de Guimarães distribui 175 mil euros em apoios para cultura e recreação
Câmara Municipal de Guimarães distribui 175 mil euros em apoios para cultura e recreação
Manuel Silva
Terça-feira, Maio 28, 2019

A autarquia vimaranense divulgou os apoios que irá distribuir para atividades a desenvolver no segundo semestre de 2019. Nestes, inclui-se a realização da animação de verão nas Taipas e a edição de 2019 da Vila Natal.

São 36 projetos, propostos por 24 entidades do concelho de Guimarães para o segundo semestre de 2019, que serão apoiados ao abrigo do Registo Municipal de Entidades Culturais, Artísticas, Recreativas e Humanitárias do Concelho de Guimarães (RMECARH).

Este instrumento foi criado pela autarquia com o fim de subsidiar e apoiar as entidades que prossigam fins culturais, artísticos, recreativos e humanitários sedeadas no concelho de Guimarães no desenvolvimento das suas atividades.

Este apoio consubstancia-se na transferência de 175 mil euros para as várias instituições que submetem os seus projetos de atividades a realizar no segundo semestre de 2019, para apreciação dos serviços camarários.

Destes 175 mil euros, 14.750 euros são para atividades a desenvolver na vila de Caldas das Taipas. São atividades desenvolvidas pela Junta de Freguesia de Caldelas para o programa de animação de verão (3 mil euros) e para a receção ao emigrante e ao turista (2 mil euros).

Também a comissão de festas Dar Vida à Vila recebe uma parte dos apoios com 5.750 euros para a realização da Vila Natal – mais 1.750 euros do que o apoio de 2018. Na lista dos apoios para o segundo semestre de 2019 não surge a iniciativa Dar Vida à Vila que costuma realizar-se em meados do mês de setembro.

Em relação aos apoios concedidos em 2018, a Junta de Freguesia de Caldelas receberá mais 2 mil euros para a realização do programa de animação de verão e menos mil euros para a festa do imigrante. Ainda assim, a autarquia taipense receberá mais mil euros do RMECARH do que recebeu no ano passado.

No cômputo geral dos apoios distribuídos pelo município através deste mecanismo, o maior apoio vai para a realização do II Festival de Canto Lírico de Guimarães, recebendo para isso a ASMAV – Associação de Socorros Mútuos Artística de Guimarães 20 mil euros.

Nesta distribuição de apoios, dos pouco mais de 175 mil euros, o Convívio será a associação que receberá uma parte maior com 25.500 euros, para a realização de três iniciativas: Convívios Internacionais de Música de Guimarães 2019; Suave Fest’19; e Guimarães, O Verão É Jazz 2019.