PUB
Câmara de Guimarães efetua limpeza nas linhas de água urbanas
Câmara de Guimarães efetua limpeza nas linhas de água urbanas
© Direitos Reservados
Terça-feira, Fevereiro 26, 2019

São cerca de 15 troços de rios e ribeiras, que atravessa o aglomerado urbano da cidade de Guimarães, que estão a ser alvo de uma operação de limpeza dos leitos e das margens.

A Câmara Municipal de Guimarães iniciou na passada segunda-feira, 25 de fevereiro, a limpeza das margens e do leito dos rios que atravessam a cidade. Esta operação está a ser operacionalizada de acordo com o que são, no endender da autarquia, as suas atribuições.

A intervenção de limpeza está a ser feita em observância com as normas da Agência Portuguesa do Ambiente e consiste na remoção da vegetação invasora existente no leito e nas margens, preservando-se a vegetação autóctone. Deste forma garante-se um melhor escoamento das águas em situações hidrológicas normais ou extremas.

Esta operação irá tratar cerca de 8,6Km de extensão dos cursos dos rios que atravessam o aglomerado urbano da cidade, contemplando a Ribeira da Costa, Ribeiro de Couros e Rio Selho. De fora fica o Rio Ave, rio de primeira ordem da bacia e que atravessa todo o território do concelho.