Câmara aprova apoio para a realização da Taça do Mundo de Ginástica Artística em Guimarães e NOC-NOC 2019
Câmara aprova apoio para a realização da Taça do Mundo de Ginástica Artística em Guimarães e NOC-NOC 2019
Quinta-feira, Setembro 12, 2019

Trata-se de um apoio financeiro de €52.890,00, para a organização da Taça do Mundo de Ginástica Artística Masculina e Feminina de Guimarães, a realizar-se entre os dias 15 e 22 de setembro

O executivo liderado por Domingos Bragança aprovou por unanimidade a atribuição deste apoio atendendo a que esta Taça do Mundo, realizando-se em Guimarães, é “fator de desenvolvimento da modalidade, na promoção do Município de Guimarães enquanto destino turístico e desportivo e na promoção de estilos de vida ativa e saudável”. Assim, a Câmara Municipal de Guimarães associa-se, em regime de parceria, à Federação de Ginástica de Portugal, na organização da Taça do Mundo de Ginástica Artística Masculina e Feminina de Guimarães 2019, competição a realizar sob a égide da Federação Internacional de Ginástica. Está prevista a participação de cerca de 500 atletas oriundos de 40 países diferentes, com transmissão televisiva garantida para Portugal (através da RTP), toda a América do Sul, Estados Unidos, China, Japão, Rússia, Roménia e Austrália, o que constituirá um importante fator de promoção de Guimarães a nível mundial.
O município de Guimarães dispõe atualmente de um dos melhores espaços de prática de ginástica a nível europeu, a recentemente inaugurada Academia de Ginástica, e um pavilhão multiusos apto para colher os maiores eventos desportivos, tendo sido já palco, no passado, de algumas competições gímnicas internacionais com grande sucesso.

Guimarães NOC NOC 2019 com apoio de 10 mil euros

Na mesma reunião do executivo de 12 de setembro foi também aprovado um apoio à “Ó da Casa! Associação Cultural”, de um subsídio de €10.000,00 destinado a comparticipar os custos de produção e organização do Guimarães Noc Noc 2019, agendado para o primeiro fim de semana de outubro de 2019.

O Guimarães Noc Noc teve a sua primeira organização em 2011 e, desde essa data, o festival continua a atrair a participação de um significativo número de artistas. Desde a primeira edição que a organização conta com uma equipa de cerca de 100 voluntários que ajudam a concretizar a mostra a cada primeiro fim de semana de outubro. Em média, 500 artistas apresentam o seu trabalho em 70 espaços autopropostos, e mais de 30 mil pessoas visitam e participam neste evento.
O selo EFFE (Europe for Festivals Festivals for Europe), que é atribuído ao Guimarães Noc Noc desde 2015, coloca Guimarães no roteiro dos melhores festivais europeus e comprova a sua importância para a comunidade artística e rede institucional cultural.