PUB
Brigadas Verdes comemoraram Dia Internacional de Ação pelos Rios
Brigadas Verdes comemoraram Dia Internacional de Ação pelos Rios
Paulo Dumas
Domingo, Março 19, 2017

Guimarães assinalou no sábado, 18 de março, o Dia Internacional de Ação pelos Rios, com ações de limpeza nos rios Ave e Selho, coordenadas pelo Laboratório da Paisagem. Brigadas Verdes de Ponte, Briteiros Santo Estêvão e Donim associaram-se a esta iniciativa.

Em Ponte, cerca de meia centena de voluntários recolheram mais de quinhentos quilogramas de lixo na margem norte do rio Ave, junto à Rua de S. José e Rua da Ponte Velha, em Campelos. A iniciativa promovida pelo Laboratório da Paisagem e pela Brigada Verde de Ponte, contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, a Vitrus, os Escuteiros e a secção do ambiente da Arcap.

Já a ação da Brigada Verde de Briteiros Santo Estêvão e Donim, com cerca de 30 elementos, incidiu no Parque de Lazer da Fraga e terminou na Praia Fluvial do Vaqueiro.

Esta ação de sensibilização e preservação ambiental contou com a participação do presidente do município, Domingos Bragança, e do vice-presidente, Amadeu Portilha, com competências delegadas na área do Ambiente.

Na ação junto ao Laboratório da Paisagem participaram ainda os atletas olímpicos Ana Dulce Félix e Ricardo Ribas, bem como voluntários do Banco Local de Voluntariado de Guimarães, escuteiros da Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas e elementos das brigadas verdes das Juntas de Freguesia de Creixomil e Fermentões.