PUB
Brigada Verde de Caldelas distribuiu prémios do concurso Eco-Famílias XXI
Brigada Verde de Caldelas distribuiu prémios do concurso Eco-Famílias XXI
Paulo Dumas
Sexta-feira, Junho 21, 2019

Caldelas foi uma das 17 freguesias a nível nacional que participaram na edição 2018-2019 do concurso Eco-Famílias XXI. Os resultados foram positivos, mas ficou a mensagem para a necessidade de uma alteração efetiva nos comportamentos a partir do seio familiar.

A freguesia de Caldelas contribuiu com seis, entre as 125 famílias que se inscreveram no concurso Eco-Famílias XXI 2018-2019. Esta é mais uma iniciativa promovida pela ABAE, a par do Eco-Freguesias, cujos resultados foram conhecidos no passado dia 6 de junho.

O desafio foi lançado pela Brigada Verde de Caldelas em outubro de 2018. O convite era formulado às famílias cujo agregado tivesse residência dentro da freguesia de Caldelas e que passava pela inscrição e resposta de um formulário online.

Os resultados já tinham sido anunciados pelo Reflexo, e os prémios foram entregues ao final do dia 19 de junho, nas instalações da Junta de Freguesia de Caldelas, numa iniciativa que fez parte do programa comemorativo do Dia da Vila de Caldas das Taipas.

Apesar de a nível nacional a participação ter sido reduzida, Caldelas conseguiu a segunda melhor classificação a nível nacional, tendo em conta o conjunto de critérios que fazem parte da avaliação. O concelho de Guimarães foi o que teve maior participação.

De acordo com declarações do presidente da Junta de Freguesia, a participação neste concurso nacional “faz parte do caminho que estamos a fazer individualmente e coletivamente”. O autarca sublinhou que além dos resultados, importa verificar o envolvimento da comunidade num conjunto de práticas de defesa do ambiente.

Presente na sessão esteve Sofia Ferreira, responsável municipal na área do Ambiente, que falou da importância de, no seio familiar, serem adotados comportamentos sustentáveis. Acrescentou que a freguesia de Caldelas se tornou numa  referência, logo no primeiro ano de participação, felicitando os participantes presentes na sala.

Sofia Ferreira sublinhou que o concurso, realizado a nível nacional, tem a garantias de credibilidade nacional e internacional ABAE, que avalia cada uma das participações não só no Eco Famílias, como no Eco Freguesias. “Estas são distinções que nos orgulham muito e que orgulham Guimarães”, referiu a governante.

Os premiados
1.º prémio – José Fonseca
2.º prémio – Raquel Silva
3.º prémio – António Oliveira
4.º prémio – Paulo Pereira
5.º prémio – Manuel Alves
6.º prémio – Fernando Gomes