PUB
Barclay James Harvest: lenda do prog-rock passará por Guimarães
Barclay James Harvest: lenda do prog-rock passará por Guimarães
© Sabine Holroyd
Quinta-feira, Janeiro 24, 2019

Um dos letristas da banda dos anos 1970 estará em Guimarães no decorrer da digressão Retrospective. Les Holroyd, baixista original dos Barclay James Harvest tocará no Multiusos de Guimarães a 18 de maio.

Les Holroyd, um dos líderes da banda Barclay James Harvest tem um concerto marcado em Guimarães para o próximo dia 18 de maio, no Multiusos de Guimarães. A confirmação foi feita pela Tempo Livre, entidade que gere aquele espaço e que comemora 20 anos em 2019.

O baixista da banda de rock progressivo dividia a escrita das canções com John Lees, com quem partilhava também as vocalizações. A dupla foi responsável por uma carreira que se iniciou em 1966. A formação original dos Barclay James Harvest ficava completa com Mel Pritchard (bateria) e Woolly Wolstenholme (teclados).

Pares de bandas da época como os Moody Blues ou os Pink Floyd (assinaram pela editora EMI na mesma altura destes últimos) atravessaram a época do psicadelismo e um rock progressivo, juntando apontamentos sinfónicos também explorados pelos Yes.

As canções dos BJH caracterizavam-se pelos tons épicos e pelas harmonias nas vozes, na linha do que faziam os Beatles ou Crosby, Stills and Nash, juntando uma dose melancólica, elementos que caracterizavam a sonoridade da banda.

O seu primeiro êxito foi “Mockingbird” lançado no segundo disco em 1971. Apesar de, durante grande parte da carreira, os Barclay James Harvest não terem conseguido uma popularidade que valesse a entrada nas tabelas de vendas, foram conquistando polos de popularidade, como aconteceu em Portugal.

Os discos gravados ao vivo foram os que tiveram um maior impacto, onde se evidenciava o virtuosismo dos músicos – “Live” (1974), “The Live Tapes” (1978) e “Berlin: A Concert For The People” (1982) são os discos mais vendidos, incluindo em Portugal. “The Live Tapes” foi o último com a formação original – o teclista Woolly Wolstenholme viria a sair da formação depois dessa digressão.

“Mockingbird”, “Hymn”, “Child of The Universe”, “Poor Man’s Moody Blues” continuam a ser os temas pelos quais os Barclay James Harvest continuam a ser reconhecidos. Estas mesmas canções fazem parte do alinhamento da digressão de celebração dos 50 anos dos BJH e que Les Holroyd apresentará em Guimarães. A tour surge depois do lançamento do disco “Retrospective”, em 2016.

Os dois elementos responsáveis pela escrita das canções gravaram um último álbum juntos em 1997. Após o lançamento de “River of Dreams”, Les Holroyd e John Lees separaram-se e formaram dois grupos distintos, ambos fazendo render o nome e o extenso songbook da banda: por um lado há Barclay James Harvest Through The Eyes Of John Lees e por outro Barclay James Harvest Featuring Les Holroyd. Será este último projeto que passará por Guimarães em maio.

Os bilhetes para o concerto serão vendidos através da Tickline, mas não foi divulgada a data em que serão colocados à venda, nem o preços dos mesmos. Elementos que estamos a recolher junto do produtor do espetáculo.

A digressão passará por Lisboa (Centro Cultual de Belém, 17 de maio) e pelo Porto (Casa da Música, 19 de maio). Nestes concertos, os bilhetes estão à venda por valores que oscilam entre os 30 e os 60 euros.