PUB
Autoridades da Saúde alertam para riscos elevados na exposição solar
Autoridades da Saúde alertam para riscos elevados na exposição solar
© Direitos Reservados
Sexta-feira, Agosto 24, 2018

Apesar de a estabilidade atmosférica ser considerada normal para esta altura do ano, com temperaturas elevadas, nebulosidade alta e vento fraco, haverá elevado índice de radiação UV. Proteção Civil reduziu nível de alerta devido ao menor risco de incêndio.

A Administração Regional de Saúde do Norte, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave, lançaram um alerta que chama a atenção para elevados índices de radiação solar ultravioleta para os dias do próximo fim de semana.

De resto, além da região Norte, todo o país estará com nível 8 de radiação ultravioleta, numa escala que vai 1 (mínimo) a 11+ (máximo). No distrito de Braga as temperaturas máximas deverão rondar os 31ºC.

As autoridades da área dos cuidados e prevenção da Saúde lembram que nestas circunstâncias é importante adotar comportamentos que protejam a exposição solar direta, sobretudo entre as 11 e as 17 horas. É também aconselhada a ingestão regular de água e sumos, mesmo sem sentir sede.

Proteção Civil baixa nível de alerta para laranja

Apesar de não estarem previstos episódios atmosféricos extremos, as temperaturas altas (mas normais para esta altura do ano) aliadas à secura dos solos, obriga a que o risco de incêndio se mantenha, na região dos distritos de Braga e de Viana do Castelo num nível elevado (como no caso de Guimarães) a máximo.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou na quarta-feira 22 a redução do alerta vermelho em sete distritos do país, a partir das 00h00 de quinta-feira, para o nível laranja, de menor severidade meteorológica e risco de incêndios rurais.