PUB
Autarquia quer mais freguesias vimaranenses no Eco-Freguesias XXI
Autarquia quer mais freguesias vimaranenses no Eco-Freguesias XXI
Quinta-feira, Junho 7, 2018

Câmara apela à freguesias para participar no Programa Eco-Freguesias XXI. Em 2017, cinco freguesias do concelho participaram e todas receberam a bandeira por terem ficado acima dos 50% na lista de seriação.

A Câmara Municipal de Guimarães quer que mais freguesias participem na edição de 2018 do Programa Eco-Freguesias XXI, relativamente à edição do ano passado. Em 2017, na primeira edição, participaram cinco freguesias do concelho, sendo que nessa altura, todas elas receberam a bandeira, como forma de distinguir o trabalho efetuado ao nível da sustentabilidade ambiental na freguesia.

As inscrições para a edição do Eco-Freguesias XXI estão a decorrer e Sofia Ferreira, vereadora municipal com o pelouro do Ambiente, espera que mais freguesias do concelho respondam à chamada: “Este ano queremos que sejam mais as freguesias a participarem e mostrem as boas práticas aplicadas ao desenvolvimento sustentável das freguesias”.

Este projeto é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa, visando reconhecer o trabalho que é feito ao nível das freguesias no domínio das medidas que melhorem a qualidade de vida dos seus cidadãos, ao mesmo tempo que adotam processos de cidadania participativa com impacto real para as comunidades.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 60 países.