PUB
600 atletas esperados em Guimarães
Quarta-feira, Junho 29, 2005

A montanha da Penha vai ser palco, nos dias 2 e 3 de Julho, da quinta e última prova da taça de Portugal de BTT, que deverá contar com a participação de 600 atletas, entre os quais 30 espanhóis, e de mais de 300 acompanhantes oficiais.

Agostinho Carvalho, representante da Montycirclemix, a entidade que organiza as provas nacionais de BTT desta temporada, destaca que a escolha a Penha e da cidade Berço para acolherem a etapa final da prova nacional de BTT se prende, por um lado, com a localização de Guimarães – são vários os atletas vimaranenses no circuito nacional, aos quais se juntam ciclistas de Fafe ou Braga, por exemplo – e, por outra, às condições oferecidas. “Só duas zonas no país têm teleféricos e Guimarães é uma delas”, sublinhando que neste momento a cidade vimaranense oferece “melhores condições que a Serra da Estrela”.
A quinta etapa da taça de Portugal de BTT será constituída por duas provas distintas: Down Hill e Cross Country. A prova de Down Hill consistirá numa descida da encosta da Penha, desde o Pio IX até à base do teleférico, ultrapassando vários obstáculos no mais curto espaço de tempo, enquanto que os corredores de Cross Country terão de percorrer um traçado de 6 km na montanha da Penha com partida e chegada junto ao parque de campismo, dando 2 a 6 voltas ao percurso em função do seu escalão ou categoria. Para isso, esta semana começaram, as obras de construção das pistas que acolherão o evento no fim-de-semana de 2 e 3 de Julho.

Samuel Silva

Artigos Relacionados