PUB
Até quando?!
Quinta-feira, Janeiro 31, 2019

Esta semana o PSD tomou uma posição firme sobre os constantes adiamentos de projetos estruturantes para o desenvolvimento de Guimarães. Demos o exemplo das acessibilidades, mas poderíamos falar da requalificação dos quarteis da GNR da Vila das Taipas ou da Vila de Lordelo.

Custa perceber, por exemplo, que há dois anos a Câmara Municipal tenha dito que o projeto de desnivelamento da rotunda de Silvares estava em execução e hoje nem sequer a obra está a concurso público. Custa entender o calvário a que todos os dias os Vimaranenses da zona sul do concelho (Moreira, Lordelo, Nespereira…) são sujeitos para chegar à cidade, ou aqueles que circulam na EN 101, entre a Vila das Taipas e a sede do concelho.

Entendo que são problemas básicos que um concelho da nossa dimensão já devia ter resolvido há muitos anos. Não colhe a desculpa que a responsabilidade é do Governo e que se já tivessem sido delegadas as competências o problema estaria resolvido. Se esta fosse de facto uma preocupação real, ao fim de quase 30 anos de gestão Socialista e de muitos governos do mesmo partido, não estaríamos a falar de acessibilidades. Aliás, basta ver a forma como trata a Câmara Municipal o problema dos transportes públicos, para se perceber a real importância que é atribuída a esta questão. Uma cidade que pretende concorrer com territórios da sua dimensão a nível europeu, tem provavelmente um dos piores sistemas concelhios de transporte públicos.

Por mais anúncios que o Sr. Presidente da Câmara vá fazendo, especialmente com uma gestão cirúrgica do calendário eleitoral, torna-se cada vez mais evidente a falta de visão e de capacidade para executar uma verdadeira estratégia de desenvolvimento concelhio.

Talvez seja oportuno o Sr. Presidente da Câmara trocar de bola de cristal, pois as previsões que tem feito para o cumprimento do que vai prometendo, têm sido uma deceção.