Assembleia de Freguesia de Caldelas: Apelo à união
Assembleia de Freguesia de Caldelas: Apelo à união
Segunda-feira, Dezembro 11, 2017

A Assembleia de Freguesia reuniu-se pela primeira vez neste mandato, desde a tomada de posse, em sessão extraordinária que teve lugar na sede da Junta de Freguesia, tendo sido aprovados todos os pontos da ordem do dia.

Sérgio Araújo, atual presidente da mesa da Assembleia de Freguesia, fez uma intervenção ainda antes da ordem do dia, na qual começou por justificar a sua ausência na sessão de tomada de posse, que teve lugar em outubro, por motivos profissionais inadiáveis.

Dirigiu-se ao presidente a da Junta de Freguesia em exercício, Luís Soares, referindo que “todos sabem das dificuldades que o esperam, dos dossiers quentes que tem em cima da mesa para resolver, mas sabemos tal-qualmente que, com a serenidade, a tranquilidade e a perspicácia que todos lhe reconhecem, será possível perspetivar um futuro sorridente para Caldas das Taipas, será possível devolver a voz à lua, numa terra onde há muito ninguém a escuta!”

Ao executivo, pediu para voltar a colocar a vila na rota do desenvolvimento cultural, social, económico e turístico; cooperação, colaborações e interação com as freguesias circunvizinhas; e ainda de fazer respeitar Caldas das Taipas pelo o que é, pelo o que vale e pelo o que faz.

Disse ainda esperar que o atual executivo saiba construir pontes em vez de muros, criando consensos em vez de desavenças, e capacidade de diálogo em vez de criar ruído.

Aos membros eleitos com assento da Assembleia de Freguesia, Sérgio Araújo pediu para que contribuíssem para o desenvolvimento da vila apesar das divergências que possam existir.

Aproveitou ainda a ocasião para endereçar uma palavra de apreço e agradecimento ao seu antecessor, Mário Ribeiro, pela “forma empenhada e serena como, desempenhou o cargo” e “ainda pela forma tranquila como procedeu à transmissão dos poderes, com respeito pelos mais elementares valores da democracia”.

Ordem do dia e respetivas votações
1. Apreciação e votação da proposta de alteração da alínea b) do ponto 1.1 do n.º 1 do artigo 35.º do Regimento da Assembleia de Freguesia.
Aprovado por unanimidade

2. Apresentação, discussão e votação da segunda revisão orçamental no ano de 2017.
Aprovado pela coligação Juntos por Guimarães. O Partido Socialista absteve-se.

3. Aceitação da doação de parcelas de terreno na Rua Bento Ribeiro Salgado Barreto;
Aprovado por unanimidade.

4. Apresentação, discussão e deliberação de proposta de celebração de contrato interadministrativo de delegação de competências na Freguesia de Caldelas, para assegurar o apoio operacional nos estabelecimentos de educação e ensino básico.
Aprovado por unanimidade.