“As Dificuldades das Democracias no Século XXI” é tema central da edição do seminário Cidadanias
“As Dificuldades das Democracias no Século XXI” é tema central da edição do seminário Cidadanias
Sexta-feira, Maio 17, 2019

Seminário está marcado para a manhã de sábado, 18 de maio, na Escola Secundária de Caldas das Taipas. A eurodeputada Ana Gomes, o investigador José Adelino Maltez e o antigo ministro da Educação David Justino fazem parte do painel.

O seminário Cidadanias, organizado pelo Núcleo de Estudos 25 de Abril e pelo Centro de Formação Francisco de Holanda, é promovido pelo oitavo ano nas Caldas das Taipas. O encontro tem como objetivos o debate e reflexão sobre temas que abordam a democracia, a organização da sociedade e a cidadania.

Na edição de 2019, realizada em vésperas de eleições europeias, o tema central abordará “As Dificuldade das Democracias no Século XXI”. Ana Gomes, eurodeputada desde 2004 é uma das convidadas da edição do Cidadanias, numa fase em que se encontra de saída do lugar no Parlamento Europeu.

David Justino foi ministro da Educação durante a XV legislatura, com Durão Barroso. Fez parte do painel de consultores do Presidente Aníbal Cavaco Silva, onde se dedicava sobre tudo à análise das questões sociais.

Finalmente, o terceiro membro do painel é José Adelino Maltez, professor universitário e investigador dedicado às questões da ciência política. Passou por vários gabinetes ministeriais, tendo estado politicamente envolvido em movimento de defesa da regionalização.

O programa inicia-se pelas 9h30, estando o encerramento previsto para as 12h45. O debate será conduzido por alfredo Oliveira e será de entrada no encontro é livre.