PUB
  SAÚDE   Protectores Solares: Como escolher?
Segunda-feira, Julho 13, 2009

O sol é uma poderosa fonte de energia, indispensável à vida na Terra. A exposição moderada à luz solar é benéfica e estimulante para o nosso organismo, criando uma sensação de bem-estar associada a um efeito anti-depressivo. A exposição intensa ou prolongada à luz solar induz o envelhecimento prematuro da pele, sendo uma das principais responsáveis pelo aumento da incidência do cancro da pele. A exposição moderada e gradual da pele à radiação ultravioleta (UV) da luz solar induz uma resposta adaptativa com aumento da espessura da camada córnea e estimulação da síntese do pigmento natural da pele, a melanina, com efeito foto protector. Todavia, a exposição brusca e intempestiva ao sol não dá tempo a que estes mecanismos entrem em acção, originando habitualmente a queimadura solar ou escaldão.

O Sol emite dois tipos de raios ultravioletas: 95% destes são raios A (UVA), os principais responsáveis pelo envelhecimento; os 5% restantes são raios B (UVB), que queimam a pele. Há protectores solares que reduzem os efeitos das radiações UVA e UVB, enquanto outros têm apenas acção anti-UVB; os melhores bloqueiam tanto os raios UVB como os UVA.

Com o Sol já a fazer-se sentir, é importante saber que tipo de protector usar…

Os protectores solares caracterizam-se, basicamente, pelo seu Factor de Protecção Solar (FPS) que é uma medida laboratorial da eficiência do mesmo, presente em todas as embalagens. Este índice determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem a pele ficar vermelha. Por outras palavras, esse número indica o nível de protecção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas. Assim, quanto maior for o FPS, maior será a protecção oferecida pelo protector solar contra os raios ultravioletas.

A pele, quando exposta ao sol e dependendo do tipo de pele do indivíduo, leva um determinado tempo para ficar avermelhada. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, isto significa que essa mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Se, em vez disso, usarmos FPS 30, significa que essa mesma pele leva cerca de 30 vezes mais tempo para ficar vermelha.

O índice de protecção representa a relação directa entre o tempo que a pessoa pode ficar ao Sol e a percentagem bloqueada de raios solares. Por exemplo, o factor 8, protege cerca de 87,5% dos raios solares; o factor 15 cerca de 93,3%; o factor 20, 95%; o factor 25, 96%; o factor 30, 96,6%; o factor 40, 97,5% e o factor 50, 98%. Nenhum protector oferece 100% de protecção! O aumento do FPS provoca um ligeiro aumento do bloqueio dos raios, no entanto o tempo em que o protector solar continuará a absorver os raios UVB será maior, podendo-se diminuir a frequência das aplicações.

A escolha do protector ideal depende da tolerância aos raios solares e da cor da pele. O Quadro mostra os diferentes tipos de pele e o FPS mais recomendado:

O tipo de apresentação (gel, oil free, loção, creme, spray, etc.) do protector solar a usar deverá ter em conta o tipo de pele. Assim, no caso de peles oleosas é preferível usar apresentações em gel, oil free ou loção; o creme é indicado em peles secas; as peles normais adaptam-se bem à emulsão ou a qualquer outro tipo. O spray é mais prático, estando indicado para áreas extensas do corpo, tais como as pernas e costas. Nas peles com acne, deve-se usar produtos que evitam a formação de cravos e espinhas (informação presente no rótulo). Quando existe, história de alergia, o ideal é escolher um protector hipoalergénico, sem cheiro.

Apesar da escolha do protector solar ideal ser importante, é crucial complementá-la com cuidados básicos da utilização destes produtos, frequentemente esquecidos, para proporcionar uma protecção maior. O protector solar deve ser aplicado sobre a pele seca, 30 minutos antes da exposição solar, reaplicando-o de 2-2h, no mínimo, ou após contacto com a água. Quando o dia está nublado, cerca de 80% dos raios ultravioletas que provocam queimaduras atravessarem as nuvens, logo é necessário redobrar os cuidados.

Com a chegada do Sol, a caminho do Verão, e mais propriamente das férias, proteja-se… Escolha o protector solar ideal para si! Boas férias!

* USF Ronfe

26