PUB
“Dia Um de Portugal” em ano de mais um centenário do nascimento do Rei Fundador
Terça-feira, Junho 23, 2009

Cavaco Silva presidirá à Sessão Solene das comemorações do 24 de Junho no Centro Cultural Vila Flor, altura em que será entregue à sua guarda a Medalha de Ouro da Cidade atribuída a D. Afonso Henriques.

Amanhã comemora-se mais um aniversário da Batalha de S. Mamede, que a 24 de Junho de 1128 opôs Afonso Henriques a D. Teresa no campo da Ataca, no ainda pequeno Condado Portucalense. Este dia é popularmente apelidado de “dia um de Portugal” e em Guimarães merece honras de feriado municipal.

Este ano a data sobrepõe-se às comemorações dos 900 anos do nascimento do rei fundador e terá a particularidade de ter presente o Presidente da República Portuguesa – Aníbal Cavaco Silva, que presidirá à Sessão Solene agendada para as 17.30h, no Centro Cultural Vila Flor.

Será à guarda de Cavaco Silva que ficará a Medalha de Ouro da Cidade de Guimarães atribuída a D. Afonso Henriques.

O programa da visita do Presidente da República estende-se até ao dia seguinte, dia 25, altura em que se deslocará ao Avepark para aí inaugurar o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa.

O dia 24 de Junho é tradicionalmente tido como ocasião especial para o executivo do município inaugurar algumas obras. Neste dia serão inauguradas as novas instalações da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e as instalações do Espaço Saúde Jovem, no edifício onde funcionou a estação da CP em Guimarães.

Ainda no pacote das inaugurações deste ano, mas no dia 28 de Junho, o Centro Cívico de Ronfe; o Parque de Lazer de Prazins (Santo Tirso); e a Capela Mortuária de Sande (S. Clemente) serão inaugurados neste dia.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados