DESPORTO Adaptação
Sexta-feira, Março 6, 2009

No decorrer dos tempos tenho-me apercebido que as coisas que estão à nossa volta sofrem alterações, umas mais outras menos acentuadas. O mundo está em constante desenvolvimento e evolução e nós, para nos mantermos a par dessas modificações, temos muitas vezes que alterar as nossas estratégias, metodologias e comportamentos, ou seja, temos que nos adaptar as situações.

Durante uma fase da minha vida através de muitas e muitas pesquisas tentei encontrar os exercícios ideias para ter sucesso ao nível desportivo (nem só os resultados são propriamente o sucesso). Quando finalmente tinha um leque bastante vasto de exercícios reparei que muitos desses exercícios, apesar de me darem algumas garantias quanto aos resultados, estavam muitas vezes desadequados segundo a sua aplicação temporal. Afinal não existe uma fórmula exacta para o sucesso, os constrangimentos são os responsáveis pela escolha e dosagem ingredientes.

Ao nível empresarial as grandes indústrias são capazes de se adaptarem a dificuldades às quais estão subjacentes (ex: bolsa), tanto melhores são as empresas quanto mais fáceis são as suas adaptações aos incómodos. O universo desportivo também se rege por estas normas. Isto constata-se num simples jogo de futebol em que, à partida, as equipas vão ter que se adaptar à forma de jogar da outra equipa e quanto mais rápido e melhor o fizerem melhor serão, hipoteticamente, os seus resultados. Segundo este ponto de vista, importante será também a previsão dos acontecimentos, em relação aos processos de treino e a maneira mais ajustada de fazer a previsão dos acontecimentos é criar constrangimentos de tal forma semelhantes ao jogo que os jogadores sintam, durante o decorrer da partida, que já passaram por situações idênticas podendo assim tirar alguma vantagem na decisão e execução da acção.

No fundo quanto maior for o número de experiências e vivencias e quanto mais diversificada elas forem certamente será mais facilmente feito o ajuste a situação-problema. A tentativa é a grande base do conhecimento e permite-nos desenvolver e alcançar patamares mais elevados, o erro é seu grande aliado e indica-nos as alternativas e o valor do “tentar”.