PUB
  POLÍTICA   “Óscares 2007”
Segunda-feira, Janeiro 7, 2008

Neste final de ano, e a exemplo do transacto, faço o balanço daquilo que de mais positivo e importante ocorreu na nossa vila em 2007. Trata-se, obviamente, de uma análise pessoal e subjectiva e, como tal, imperfeita. Por isso, peço que me relevem algum esquecimento ou injustiça cometida.

Desta vez não vou atribuir nenhum “Óscar”, embora o merecessem, ao Avepark, ao Centro Pastoral e à Escola Secundária, uma vez que já foram por mim escolhidos no ano 2006.

Aqui vão os meus “Óscares” de 2007:

ACIT – Foi formalmente criada, este ano, a Associação Comercial e Industrial das Taipas, numa iniciativa louvável pelo empreendedorismo demonstrado pelos seus fundadores. E está, sobretudo, de parabéns a sua Direcção, pelas inúmeras iniciativas que têm levado a cabo, que têm desempenhado um papel importante na promoção e divulgação do comércio e indústria locais.

ANTÓNIO LIMA PEREIRA – Foi o homem que salvou o C.A.R.T. do impasse directivo que se adivinhava. Trata-se de um ex-atleta do clube, que fazia parte do elenco directivo anterior. A sua eleição para a Direcção é um excelente exemplo de renovação. Ao dar este passo demonstrou ser um homem de muita coragem e com vontade de fazer algo mais pela vila. Acresce que, até agora, tem desempenhado, a par dos restantes elementos da Direcção, um bom trabalho.

BLOG “O POLVO DAS TAIPAS” – 2007 foi definitivamente o ano do boom de blogs dedicados à vida social e política taipense. De entre estes, merece especial destaque o excelente blog “O Polvo das Taipas” (www.opolvodastaipas.blogspot.com), que, com muita ironia e humor, trouxe uma nova e diferente forma de encararmos a vida política e social taipense. Bem-haja o seu autor, que apesar de se manter no anonimato, revela grande sentido de humor, inteligência, escrita fácil e uma imaginação muito fértil.

BOMBEIROS PARTEIROS – O nosso Corpo de Bombeiros tem a fama e o proveito, de há longos anos a esta parte, de ser um grupo de voluntários bem preparado, disciplinado e trabalhador. Deste grupo destacaram-se este ano três jovens bombeiros que assumiram, no dia 28 de Agosto, o papel de parteiros ao darem apoio a uma jovem mãe de 17 anos que, nessa madrugada, se deslocou ao quartel já sem tempo para ser transportada para o Hospital de Guimarães para a realização do parto.

COMISSÃO ADMINISTRATIVA DO C. C. TAIPAS – Nos últimos anos, não tem sido fácil a vida do Clube Caçadores das Taipas. A par das sucessivas crises directivas, o regresso aos campeonatos Nacionais tem vindo a ser sucessivamente adiado. Merecem um aplauso todos os associados que se prestaram a integrar a Comissão Administrativa que gere, neste momento, o clube e que, finalmente, levará a equipa sénior novamente à III Divisão Nacional.

JORNAL “TRIGAL” – O jornal “Trigal”, editado e publicado pela nossa Escola Secundária, venceu, este ano, o Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo projecto Público na Escola (do jornal “Público”). Um excelente trabalho dos seus autores e colaboradores e mais um motivo de orgulho, não só para a Escola, como para a vila.

E para o ano haverá mais…

(jluisoliveira@clix.pt)

26