PUB
“Quadrilátero do Minho” seleccionado para o Polis XXI
Quinta-feira, Dezembro 20, 2007

A candidatura liderada pelo município de Braga, apresentada em Novembro, foi uma das classificadas na fase de selecção de cinco projectos-piloto.

A candidatura ao programa Polis XXI, apresentada em Novembro último pelo conjunto de cidades de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, foi uma das cinco seleccionadas como projectos-piloto a desenvolver no âmbito daquele programa, lançado pela Direcção-Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.

As cinco propostas agora seleccionadas foram escolhidas de um total de 26 candidaturas apresentadas. O programa “Política de Cidades Polis XXI” foi lançado pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão em Abril de 2007, durante o ciclo de conferências “ Viver as Cidades”, realizado em Lisboa.

Entre os objectivos deste programa estão questões relacionadas com a promoção da competitividade e a inovação, através de políticas de desenvolvimento territorial. Este programa deverá ainda procurar formas de investimento que permitam transformar as cidades em espaços de coesão social, de competitividade económica e de qualidade ambiental.

O processo de candidatura foi liderado pelo município de Braga, que manifestou já a sua satisfação pela selecção da candidatura, que ficou classificada em primeiro lugar na lista de seriação.

O projectos a desenvolver, no âmbito deste pacote financeiro suportado pelos Programas Operacionais Regionais, não são ainda conhecidos. António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, fez saber que por parte de Guimarães, o projecto CampUrbis poderá ser financiado pelo Polis XXI.

Para além de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos, juntam-se como parceiros a Universidade do Minho e o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário.

Texto: Paulo Dumas

Artigos Relacionados