PUB
Póvoa de Lanhoso integra projecto de “Mobilidade Sustentável”
Quarta-feira, Março 7, 2007

Melhoras as condições de deslocação, diminuindo os impactes no ambiente e aumentando a qualidade de vida, são três objectivos que se conjugam neste projecto apresentado pelo Governo no final da passada semana.

Três ministérios, mais a Associação Nacional de Municípios Portugueses lançaram recentemente um programa de mobilidade urbana, que deverá ser implementado pelos municípios. Várias universidades fazem igualmente parte desta rede cujo papel será transferir conhecimento e apoio técnico.

À partida serão quarenta municípios que assumem o compromisso de promover estratégias de mobilidade sustentável a nível municipal.

Através deste projecto pretende-se a troca de experiências entre os municípios, contando estes com o apoio técnico das várias universidades. As experiências que tenham sucesso deverão figurar num Manual de Boas Práticas, que juntará também casos internacionais de sucesso.

Os quarenta municípios foram seleccionados depois da apresentação e selecção de candidaturas. De 124 candidaturas ficaram 40 municípios e deste grupo faz parte o município de Póvoa de Lanhoso. O projecto será coordenado pelo Instituto do Ambiente.

Artigos Relacionados