Um dia destes veio-me parar novamente às mãos o texto completo do debate, organizado pelo jornal Reflexo, com os cabeça de lista dos partidos candidatos à Freguesia de Caldelas, realizado a 17 de Setembro de 2005. Com esta releitura, fiquei mais esclarecido em relação a algumas questões e formas de pensar do actual presidente da Junta e gostaria de partilhá-las com o leitor.
Ora aqui ficam algumas frases, umas mais enigmáticas que outras, por si proferidas durante o debate e que certamente nos esclarecerão melhor sobre que tipo de pessoa estamos a falar e qual o seu carácter. Abstenho-me de fazer qualquer comentário. Tirem as vossas próprias conclusões:
– Pergunta do Reflexo: Um dos pontos levantados na última reunião de Junta foi de ter dado pareceres, como elemento da Junta, a projectos urbanísticos da sua autoria. Caso seja eleito, essa postura vai continuar?. Resposta: Claro que sim.
– Pergunta do Reflexo: Acha eticamente viável assinar um projecto como arquitecto e, ao mesmo tempo, como presidente da Junta assinar um parecer favorável a esse mesmo projecto?. Resposta: Perfeitamente!.
– A nossa candidatura apresenta projectos para fazer. Porque são coisas que, a priori, não vamos pedir dinheiro à Câmara Municipal. Temos um projecto que aponta para o investimento privado na nossa vila, sobretudo para aquelas carências que nós achamos fundamentais para a boa qualidade de vida dos taipenses, afirmou o presidente da Junta no debate.
A esta poderíamos acrescentar uma outra entrevista, dada em 2004, em que o mesmo senhor afirmou: tenho as minhas convicções políticas, sou um homem de esquerda; se me recandidatar será pela CDU; e só vejo uma pessoa capaz aqui nas Taipas para substituir o Eng.º Remísio e essa pessoa é o Dr. Capela Dias.
Comparemos tudo isto com as últimas atitudes e declarações públicas proferidas pelo presidente da Junta e tiremos conclusões acerca do homem que está à frente do executivo.
Será tolerável tamanha incoerência, desfaçatez e falta de respeito pelos eleitores? E seremos obrigados a suportar isto?
Pessoalmente não suporto. Considero uma ofensa à minha inteligência e aos meus valores.
P.S. 1 Estou perplexo com alguns comentários feitos a uma determinada notícia publicada no reflexodigital. Acusam a existência de voluntários das festas de S. Pedro de 2005 que ganhavam 200 ou mais; quem, em que circunstâncias, recebeu esse dinheiro, e quem foi o pagador? E onde estão os documentos contabilísticos dessas operações financeiras? A única certeza que temos é que o tesoureiro e auto proclamado organizador das festas era o actual presidente da Junta. Quem fala verdade e quem está a mentir e a esconder factos, actos e documentos, tudo eventualmente punível por lei? Esperemos para ver
P.S. 2 A JS das Caldas das Taipas pediu a demissão do presidente da mesa da assembleia de freguesia, pelos acontecimentos passados nas últimas assembleias e que são conhecidos publicamente. Este comunicado só demonstra a ingenuidade desta juventude partidária que, pelo que se vê, ainda acredita nos valores da imparcialidade, do respeito pela lei, da justiça, do desapego ao poder e na honestidade e seriedade de alguns políticos. Acordem rapazes!!!