POLÍTICA   Caldelas quer chegar aos 5 mil recenseados
Quarta-feira, Setembro 6, 2006

A freguesia de Caldelas tem, neste momento, cerca de 4.600 pessoas recenseadas. A Junta anunciou, na comunicação social, que quer atingir os 5 mil recenseados e que, com esse objectivo, lançará uma campanha de sensibilização.

Todos sabemos que esta freguesia tem um número de habitantes consideravelmente superior ao número de pessoas recenseadas.

Por um motivo ou outro, das pessoas que mais recentemente vieram habitar para as Taipas, poucos são aqueles que se preocuparam em recensear na freguesia onde habitam.

Penso que a campanha a levar a cabo pela Junta de Freguesia terá de ser forte e pensada de forma a cativar e convencer os habitantes das reais vantagens em estarem cá recenseados.

Ao fazerem o seu recenseamento, os habitantes das Taipas estabelecerão laços de maior união à freguesia, poderão participar activamente nas assembleias de freguesia e votar na eleição do presidente da Junta de Freguesia onde habitam.

Para a freguesia, os benefícios que daí poderão advir são óptimos. Como se sabe, um dos factores levados em conta no financiamento estatal das freguesias é precisamente o número de pessoas recenseadas, não tendo qualquer importância para este apuramento o número de habitantes. Por esse motivo é que algumas freguesias vizinhas receberão, em 2006, do Fundo de Financiamento das Freguesias, quantias monetárias superiores às recebidas pela freguesia de Caldelas.

Ultrapassada a barreira dos 5 mil eleitores, a junta poderá igualmente concretizar mais facilmente um objectivo que já todos percebemos que tem, qual seja o de ver remunerados os elementos do seu executivo.

Não por este motivo, mas pelos outros que invoquei, deixo aqui o meu apelo a todos os habitantes da freguesia de Caldelas para que se recensiem. Como tal, estou certo, serão muito bem acolhidos e recebidos.