Ópera “Die Tote Stadt” em directo na UMinho
Quarta-feira, Abril 26, 2006

A Universidade do Minho transmite esta quarta-feira, pelas 19h30, a ópera “Die Tote Stadt” (A Cidade Morta), de Erich Korngolg, via internet e em directo do Gran Teatro Liceo de Barcelona.

Esta ópera é a 7ª obra transmitida em directo para a UMinho, utilizando as infra-estruturas de rede de banda larga estabelecidas entre a Universidade do Minho e a Galiza no âmbito do Projecto TORGA.net, um projecto INTERREG-IIIA co-financiado por fundos Europeus.

Para 2006, estão previstas ainda as transmissões de mais duas óperas a partir do Teatro Gran Liceu de Barcelona, nomeadamente “Otello”,de Giuseppe Verdi, “e “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

O título desta ópera de Erich Korngold, estreada simultaneamente em Hamburgo e na Colónia em 1920 e que significa «A cidade morta», alude à brumosa e melancólica cidade de Bruges, como indica o título do romance do escritor simbolista Georges Rodenbach, Bruges-la-morte (1892) no qual se baseia o libreto do mesmo compositor e de seu pai (com o pseudónimo de Paul Schott). Korngold (1897-1957) era muito jovem quando estreou, com um êxito importante, esta obra.

Anfiteatro B1, Complexo Pedagógico II, Campus Gualtar, Braga, quarta-feira, 26-04-2006

Artigos Relacionados