PUB
“Internet na Idade Sénior” faz sucesso no Cybercentro
Terça-feira, Maio 10, 2005

O projecto “Internet na Idade Sénior”, que principiou no início de Março no Cybercentro de Guimarães, na sequência de uma parceria estabelecida com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, está a revelar-se um sucesso junto do público idoso vimaranense.

Ao todo, já foram diplomados três dezenas de formandos com idades compreendidas entre os 60 e os 90 anos!
Joaquim Guimarães, nascido em 1916, foi até ao momento o aluno mais idoso que passou pelo Cybercentro. Residente no Lar Rainha D. Leonor, este formando de 89 anos já manifestou vontade de continuar o período formativo, mostrando-se receptivo a frequentar outra formação no final de Maio, no sentido de aprofundar os conhecimentos que entretanto adquiriu. Igual desejo foi manifestado por Adelino Teixeira, de 80 anos, proveniente, também, do Lar Rainha D. Leonor.
O projecto reporta-se ao Curso Básico de Tecnologias de Informação, constituído pelos módulos Windows, Word e Internet. Este programa formativo atesta os formandos com um diploma que lhes confere o nível básico de conhecimento informático.
As turmas são compostas até oito alunos, com dois turnos de frequência de aulas, distribuídas pelas segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras de manhã. Além do Lar Rainha D. Leonor, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e o Lar de Santo António também aderiram a esta acção lúdica-ocupacional.
Tendo em conta o nível de adesão entretanto verificado, o projecto “Internet na Idade Sénior” pode continuar até ao final de 2006, na medida em que o programa formativo foi autorizado por mais um biénio à Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, entidade formadora que assegura esta componente lectiva em parceria com o Cybercentro de Guimarães.

Artigos Relacionados