PUB
“Álbum de Família”: exposição representa a democratização do processo de memória
Quinta-feira, Julho 28, 2016

A terceira exposição temporária da colecção de fotografia da Muralha estará patente a partir do próximo dia 29 de Julho até 7 de Outubro.

Inaugura amanhã no Guimarães Shopping mais uma exposição, a terceira, da colecção de fotografia da associação Muralha. O conjunto de imagens tem como tema o “Álbum de Família”. A inauguração desta exposição, marca igualmente o início da programação oficial das Festas Gualterianas de 2016.

A selecção de fotografias abarca um período compreendido entre o final do século de 1800 até aos anos 1930. Nesta altura, a ida ao fotógrafo ou a vinda do fotógrafo às casas das pessoas era um momento solene, principalmente para as famílias mais abastadas. O acto de fotografar naquele período era também um momento que obrigava a um ritual. Grande parte das fotografias expostas são da autoria de Domingos Alves Machado (1882-1957).

Das famílias mais abastadas às mais modestas, de grupos de famílias de composição tradicional, de outros grupos familiares que trazem para a cena da fotografia uma imagem de um familiar ausente, de namorados, de noivos, de irmãos e irmãs, todas as fotografias revelam a necessidade de construção de uma narrativa sobre a vida, de uma memória materializada imagem.

A exposição ficará patente até ao dia 7 de Outubro.