PUB
‘Subterrâneo’ baseado num texto de Fiódor Dostoiévski estreia esta sexta-feira no CCVF
Quinta-feira, Janeiro 14, 2016

O actor Nuno Cardoso regressa a ‘Substerrâneo’, desta vez com a encenação de Luís Araújo.

Em 1995 a peça Subterrâneo, baseada na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), estreava no Porto e Nuno Cardoso interpretou o texto. Esta sexta-feira, 15, estreia em Guimarães uma nova abordagem ao texto de Dostoiévski, de novo com interpretação de Nuno Cardoso, ficando a encenação a cargo de Luís Araújo.

A representação faz-se em monólogo, com base no texto de Cadernos do Subterrâneo, publicado originalmente em 1864. Este texto, a par de Crime e Castigo, faz parte de um momento charneira na obra do escritor, no sentido da projecção que veio a conquistar posteriormente como romancista.

Em Subterrâneo encontra-se um homem que se confronta com perplexidades diversas e que, de acordo com o seu autor, deveria representar as referências do homem desse tempo de grandes transformações. A personagem agrega para despois se desconstruir, num jogo de contradições e de dúvidas.

A peça estreará esta sexta-feira, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor. Os ingressos têm o preço de 7,50 euros e podem ser adquiridos na bilheteira no Palácio Vila Flor e na Plataforma das Artes e da Criatividade. Podem também comprados online aqui.