PUB
“Melhor Município Digital” para Câmara Municipal de Guimarães
Domingo, Setembro 27, 2015

A ACEPI atribuiu à Câmara de Guimarães o prémio de “Melhor Município Digital”, numa cerimónia anual onde foram atribuídos os “Prémios Navegantes XXI”.

A ACEPI – Associação da Economia Digital, que distingue projetos eletrónicos que mais tenham contribuído para transformar a Administração Pública Local portuguesa, atribuiu à Câmara de Guimarães o prémio de “Melhor Município Digital”, numa cerimónia anual que decorreu no dia 24 de setembro, onde foram atribuídos os “Prémios Navegantes XXI”.

A página de internet do Município, os seus serviços digitais, entre os quais o “Balcão Virtual” e o “Esclareça Online”, o portal do Executivo e da Assembleia, a Plataforma para a Educação SIGA, a aplicação para dispositivos móveis Mobitur ou a plataforma ePaper do Urbanismo foram projetos que integraram a candidatura de Guimarães, apreciada pela associação de empresas que lidera a revolução da Economia Digital em Portugal, nomeadamente, lojas online, sites financeiros, portais, sites de media, empresas de telecomunicações, serviços de comércio eletrónico e de marketing digital.

Há pouco mais de um ano, em junho de 2014, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) reconheceu o novo portal da Câmara Municipal de Guimarães como uma referência nas boas práticas em “Open Source” (“Código Aberto”) na Administração Pública. A distinção incentivava a partilha e promoção de conhecimento e experiências dedicadas às boas práticas de modernização, inovação e simplificação administrativas, com vista a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através das tecnologias de informação.