PUB
Última oportunidade para ver Oracular Spectacular, em Guimarães
Sexta-feira, Abril 10, 2015

Muita música, alguma literatura, artes performativas e até moda poderão estar entre as sugestões para o fim-de-semana.

Começa hoje, em Guimarães, o WestWay Lab Festival que, durante uma semana vai ter em residência vários artistas e cujo programa se desdobrará em concertos, showcases e seminários até ao derradeiro dia 18 de Abril, altura em que todos os espaços do Centro Cultural Vila Flor terão concertos dos Sensible Soccer e Noiserv.

Mas, enquanto os resultados da interacção artística não se mostram, há muita música para assistir este fim-de-semana. Sexta-feira, na Casa Amarela, em Guimarães, tocarão os The Cover Van, que interpretam covers de várias bandas, com enfoque particular nas que se revelaram nas décadas de 80 e 90, como os Pearl Jam ou os portugueses Ornatos Violeta. A entrada é livre.

No sábado as propostas começam com literatura, na Livraria Snob, na Rua D. João I, junto ao Padrão de S. Lázaro. No centro das questões estará a obra “Corre!”, de Casimiro Teixeira, com a apresentação a cargo de Helder Guimarães. “Corre!”, o livro, é descrito como uma estranha história de amor e morte anunciada, protagonizada por um personagem tão insólito, que se arrisca a ser demasiado real para acreditarmos que poderá mesmo existir ao nosso lado. A sessão está marcada para as 16.30 horas e terá a presença do autor.

Como corolário à exposição colectiva “Oracular Spectacular”, que desde Janeiro, está patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães decorrerá no Sábado, a partir das 16 horas uma série de performances e o lançamento do catálogo da exposição, com obras de Daniel Barroca, Rui Chafes, Alexandre Conefrey, Mattia Denisse, Otelo Fabião, Jorge Feijão, Rui Moreira, Pedro A. H. Paixão, Gonçalo Pena, António Poppe, Paulo Serra e Thierry Simões.

A noite de sábado é caracterizada por vários concertos. Em Guimarães, na Casa Amarela, tocam os Plaza que andam a promover o álbum “All Together”, a entrada é livre. No Convívio tocam os Paraguaii às 23 horas. A seguir ao concerto haverá DJ set com Los Sharks. Nas Caldas das Taipas, no Bar N101 tocam os The CityZens que prometem uma mostra de rock com influências maníaco-depressivas. Convém levar Xanax…

Em Braga, há igualmente boas ofertas musicais. No Sé La Vie, às 22 horas, tocam os Ermo, num concerto de apresentação do no EP do duo acabado de lançar e que se chama “Amor Vezes Quatro”. No Theatro Circo, por volta da meia-noite, apresenta-se Mimicat ou a voz soul-jazzy de Marisa Mena, que promete um concerto pleno de amor pela música.

Referência ainda para a terceira edição do Tibães Fashion, que decorre Sábado e Domingo, no Mosteiro de Tibães, em Braga. O Tibães Fashion promete mostrar o sangue novo de estilistas, designers, modelos, fotógrafos, maquilhadores, cabeleireiros que farão o futuro da Moda portuguesa – apologia feita pelos organizadores.

Bom fim-de-semana!