PUB
“Alguém votou por quem nem sabe que votou”
Quarta-feira, Outubro 8, 2014

A afirmação é de Cândido Capela Dias, que na passada segunda-feira, 6 de outubro, denunciou irregularidades na votação do Orçamento Participativo de Guimarães.

O deputado Municipal da CDU e da Assembleia de Freguesia de Caldelas, Cândido Capela Dias, denunciou na passada segunda-feira, numa intervenção na Assembleia Municipal a existência de irregularidades na fase de votação do Orçamento Participativo de 2014 (terminada a 3 de outubro) e que apelidou de “grande falcatrua”.

“Houve, por parte de alguns promotores de projectos e de pessoas da sua área de influência, movimentações no sentido de obter listagens com dados de cidadãos. Essas movimentações foram feitas junto de gabinetes de contabilidade, gabinetes de seguros, secções de pessoal de empresas, e entidades afins, para estas disponibilizarem nomes e números de contribuintes respectivos. Na posse desses dados fundamentais alguém votou por quem nem sabe que votou”, afirma Capela Dias.

A situação, segundo Capela Dias, foi “corroborada abertamente”, naquela reunião, pela Junta de Freguesia de Ronfe, estando, por isso, convicto “que outras sabem o que se passou mas não tiveram a coragem que a de Ronfe teve”.

Para o deputado comunista, “o concurso deste ano está desacreditado”, não pelo que este disse, “mas pelo que se diz nas freguesias” achando haver “gravidade bastante para anular o Orçamento Participativo de 2014”.

Capela Dias não pretende com esta denúncia responsabilizar a Câmara nem os seus serviços técnicos “por actos, pelo menos, pouco dignos cometidos por cidadãos sem sentido ético”. Teme, no entanto que se a edilidade “não souber ou não quiser tomar uma atitude corajosa, condenatória de actos nada dignificantes, que a lama também a manche, ainda que indevidamente”

Ao que o Reflexo conseguiu apurar, ninguém dos Serviços Técnicos ou do Executivo Municipal contactou, até ao momento, o deputado Capela Dias, no sentido deste explicar ou concretizar com mais detalhe a denúncia que fez na última segunda-feira.

Artigos Relacionados