PUB
“Medalha de Honra do Município de Guimarães” para Rui Reis e António Magalhães
Quinta-feira, Maio 15, 2014

O executivo vimaranense aprovou, por unanimidade, a atribuição do mais alto galardão ao cientista do 3B´s e ao ex- presidente da Câmara

A atribuição da “Medalha de Honra do Município de Guimarães” ocorrerá na sessão solene evocativa do 24 de Junho – Dia Um de Portugal.

Esta medalha concede aos agraciados o título de “Cidadão Honorário de Guimarães” e é atribuída em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à comunidade vimaranense, ao país e/ou à humanidade cujos méritos sejam considerados extraordinários.

Rui Luís Gonçalves dos Reis, de 48 anos, é vice-reitor e professor catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, diretor do Grupo de Investigação 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) e presidente do Laboratório Associado ICVS/3B´s.

Rui Reis foi o primeiro cientista no mundo a receber os dois maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais (Jean Leray e George Winter) e um Clemson Award da Sociedade Americana de Biomateriais, os “Óscares” da especialidade. É presidente da TERMIS, a maior sociedade internacional nas áreas da engenharia de tecidos e da medicina regenerativa, e presidente executivo do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, que tem sede no Parque de Ciência e Tecnologia e 22 filiais em 13 países da Europa. Recentemente, em abril 2014, o Ministério da Saúde procedeu à atribuição da Medalha de Serviços Distintos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde.

António Magalhães da Silva, de 70 anos, atual presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, liderou o Município de Guimarães durante 24 anos, entre 1989 e 2013.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, iniciou a sua atividade profissional como professor. Foi eleito como deputado à Assembleia da República Portuguesa pela primeira vez em 1976, onde se manteve durante 11 anos nessa qualidade.

Desde 1979 até 1990, foi vereador eleito para a Câmara Municipal de Guimarães e, em finais de 1982, foi vice-presidente da autarquia, terminando o mandato em finais de 1985. Em dezembro de 1989, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Guimarães, com maioria absoluta, cargo que manteve por ser sucessivamente reeleito em 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009.

Em 2001, o Centro Histórico foi classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Três anos depois, Guimarães foi uma das cidades anfitriãs do Campeonato da Europa de Futebol 2004. Em 2012, Guimarães foi a Capital Europeia da Cultura. Em resultado da CEC 2012 e da recuperação e reabilitação do Centro Histórico, o Presidente da República atribuiu à cidade de Guimarães o título de “Membro Honorário da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada”.

Artigos Relacionados