PUB
Fórum a “Importância do Rio Ave para as Caldas das Taipas”
Segunda-feira, Julho 2, 2012

No seguimento das comemorações de S. Pedro debateu-se, na Junta de Freguesia, a “Importância do Rio Ave para as Caldas das Taipas”. O rio que outrora foi sinónimo de lazer e turismo está hoje poluído e barrado à população Taipense.

Foi neste seguimento que o eurodeputado José Manuel Fernandes e o presidente da ARH Norte, Pimenta Machado, vieram à vila dar a sua opinião e apoio aos projectos que a Junta de Freguesia de Caldas das Taipas tem tentado levar a cabo.

Constantino Veiga declarou que para a Junta de Freguesia o rio é um elemento fundamental para a qualidade de vida na vila. “As preocupações ambientais são questões importantes na política e desde que estamos na junta de freguesia tentamos incluir o ambiente como questão fundamental”, disse.

O eurodeputado José Manuel Fernandes, no seguimento desta temática, afirmou que “devemos usar os recursos que temos à nossa disposição. Tem que haver uma acção conjunta com todo o Norte”.

“A requalificação dos rios é um caso também social”, disse Pimenta Machado, e o que ilustra bem esta questão é a requalificação do rio Cavalum em Penafiel, em que beneficiários do subsídio de desemprego colaboraram com o projecto. O valor acrescentado da requalificação do Rio Ave diz respeito não só à vila de Caldas das Taipas mas também a toda a região Norte. A responsabilidade ambiental não compete só à Junta de Freguesia ou à Câmara Municipal, diz respeito a todos nós.

Artigos Relacionados