Músicos e trapezistas este Sábado no Toural
Quinta-feira, Junho 14, 2012

Transe Express apresenta “Maudits Sonnants”, performance premiada no Festival d’ Holzminden e no Festival Internacional de Valladolid.

Palco privilegiado de Guimarães 2012, o Largo do Toural recebe no próximo Sábado, dia 16 de Junho, às 23h00, um espectáculo único da companhia francesa Transe Express. Trata-se de “Maudits Sonnants”, uma performance multidisciplinar que conjuga diferentes manifestações artísticas, cenografia urbana, teatro, música, proezas e arte plástica.

A companhia – que já fascinou cidades por todo o mundo – visita a Capital Europeia da Cultura com uma performance de elevado poder visual, na qual os artistas são elevados num carrilhão, constituído por 26 de sinos harmonizados e integrados em estrutura metálica que remete para uma grande flor de lótus de 17 metros de diâmetro. Este aparelho comporta oito músicos nos extremos de cada pétala e três trapezistas no interior.

A companhia Transe Express, que conta com cerca de 120 colaboradores, entre artistas, técnicos e produtores, é conhecida pela construção de cenários imaginários, oníricos e pelo recurso à imagética de realidade suspensa. O colectivo artístico leva a Guimarães um espectáculo aéreo com uma instalação articulada e manipulada por uma grua telescópica, que se transforma num verdadeiro “lustre musical”, invocando a nostalgia infantil de uma “Caixa de Música”.

Artigos Relacionados