PUB
É caso para dizer…e é assim.
Sexta-feira, Fevereiro 3, 2012

É caso para dizer ano novo…a mesma coisa. Portugal é cada vez mais e indiscutivelmente um destino impar quer para grandes bandas quer para projectos emergentes, a onda de reprodução de novos festivais que nascem como cogumelos indisciplinados combate olhos nos olhos a ideia de uma crise instalada e que tarda em desaparecer.

Segundo histórias que me habituei a ouvir dos sábios, mestres e experientes antigos, nos tempos mais longínquos, por muita dificuldade que houvesse, havia sempre um tostão suspenso nos bolsos furados das calças gastas e rasgadas para uma broa ou um caldo verde.

Actualmente, e digo eu a esses mesmos antigos, passa-se a mesma coisa. Os tempos estão difíceis, a crise instalada semeia a incerteza e bem lá do fundo dos bolsos furados desta nova geração, há sempre uns 200 euros para se gastar num festival.

Mesma coisa? Bem, claro que não é exactamente a mesma coisa. Um festival tem música, um caldo verde tem couves. Mas também é verdade que os festivais se multiplicam como couves e que Portugal tornou-se num caldo de festivais.

Objecto de estudo? Acredito que sim, sobretudo se analisarmos num contexto de crise.

Contra? Não. Haja música e se possível com qualidade.

Acredito que hoje, os portugueses conseguem gastar nos concertos aquilo que deixaram de gastar nos trabalhos materiais das bandas de que gostam, mas este é um tema a desenvolver num texto futuro.

Quanto ao verdadeiro caldo, aqui ficam alguns ingredientes já confirmados, extra-festivais, daquela que poderá ser a melhor sopa alguma vez ouvida neste país. Estas são as 4 sugestões do Espelho Sonoro, à data, para quem tem ou não o bolso furado.

3 Fevereiro
dEus – Teatro Sá da Bandeira, Porto – 25,00 €

11 Março
Thurston Moore , Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
M83 – Hard Club, Porto – 25,00 €

14 Março
The Jon Spencer Blues Explosion – Hard Club, Porto

1 Maio
The Magnetic Fields – Casa da Música, Porto

Temas para a próxima edição:
– Apresentação festivais 2012
– Barcelona a 12 pontos do Real Madrid?

Bem haja leitor.