PUB
“Feira Afonsina” de 16 a 18 de Setembro no Centro Histórico de Guimarães
Quinta-feira, Setembro 15, 2011

A primeira edição da “Feira Afonsina” pretende recriar a História, a gastronomia e a cultura da cidade num evento único de reencontro com o imaginário e de evocação da fundação do Reino de Portugal, recuando à época do Condado Portucalense.

A “Feira Afonsina” decorrerá entre os dias 16 e 18 de Setembro e ocupará os espaços da praça de S. Tiago e dos largos da Oliveira e Cónego José Maria Gomes. Tendo animação permanente nestes espaços, destacam-se os momentos de recriação histórica que serão levados a cabo ao longo do fim-de-semana.

Para além dos momentos de recriação histórica, a “Feira Afonsina” tem como principal objectivo incluir e envolver as associações, grupos de teatro locais, residentes e comerciantes vimaranenses, desenvolvendo conceitos como o dressingcity, Feira Franca e Trocas Comerciais.

O evento, que se distingue pela motivação e pelo cariz pedagógico e interactivo, constituirá uma “mostra aberta” da História, usos, costumes, artesanato e gastronomia de Guimarães.

Esta iniciativa surge no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Fundação Cidade de Guimarães, e insere-se na área de programação Espaço Público da Capital Europeia da Cultura. Na sessão de apresentação do programa esteve presente António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Amadeu Portilha, vereador do turismo da autarquia e José Bastos, programador de Espaço Público de Guimarães 2012.

António Magalhães referiu que se trata de um projecto que se prolongará para além de 2012 e que reúne condições para se tornar referência a nível nacional.

Amadeu Portilha acentuou a colaboração do associativismo vimaranense e a estreita colaboração com o comércio local, avançando que está a ser preparado um pacote turístico específico para este evento.

Por sua vez, José Bastos mostrou a sua convicção pelo sucesso e manutenção no tempo deste projecto, perspectivando o seu alargamento para outras áreas da cidade, nomeadamente em direcção ao castelo.

Momentos de Recriação Histórica
Dia 16 – sexta-feira: 21h30min
“Notícias de Leão”, no Largo da Oliveira, Praça de S. Tiago e Largo Cónego José Maria Gomes.
D. Afonso VI de Leão e Castela concede a D. Henrique o Condado Portucalense e este casa-se com D.ª Teresa, filha ilegítima de D. Afonso VI.

Dia 17 – sábado: 21h30min
“A chegada da Corte Condal”, na rua Sta Maria, Largo da Oliveira e Praça de S. Tiago.
Em 1096 D. Henrique de Borgonha chega à sede do Condado. O Foral de Guimarães é outorgado pelo Conde.
Dia 17 – sábado: 22h
“A ceia do Conde”, no Largo Cónego José Maria Gomes.
O Conde D. Henrique janta com D.ª Teresa no meio da população.

Dia 18 – domingo: 21h30min
“Rumo à Batalha”, no Largo da Oliveira.
D. Henrique parte para mais uma batalha contra os Almorávidas, deixando em Guimarães D.ª Teresa que está grávida, esperando pelo nascimento de um filho varão que garanta a continuidade do Condado.

O espectáculo “Portucale”, que recriará o casamento de D. Henrique até à fundação do Condado Portucalense, desenrolar-se-á no dia 16 (19h, 20h, 22h30min e 23h30min), dia 17 (11h, 16h, 19h e 22h30min) e no dia 18 (11h, 16h, 19h e 22h30min) e será apresentado em cima de uma estrutura móvel, nos diferentes espaços da realização da Feira Afonsina.